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arrow_back Aula 12 - Introdução à Interface com o Usuário no Unity

Apresentação

Olá, pessoal! Animados para mais uma aula de nossa disciplina de Desenvolvimento com Motores de Jogos I? Há muitos outros assuntos legais para aprendermos hoje! Como dissemos ao final da aula passada, chegou o momento de começarmos a utilizar interface gráfica em nossas cenas!

Nos jogos, precisamos sempre de uma interface para indicar ao usuário o que está acontecendo. Isso é parte da definição de jogos e não é diferente para jogos digitais. Em nosso caso, usualmente temos alguns componentes indicando informações importantes, como quantas chances restam ao jogador ou mesmo em qual fase ele se encontra.

Na aula de hoje, conheceremos o elemento Canvas, adicionado ao Unity em sua versão 4 e presente nele até hoje. Através desse elemento, podemos definir componentes de UI, do inglês User Interface, ou, em português, interface com o usuário. Conheceremos esse elemento e, também, os diversos componentes que o formam. Além disso, começaremos a conhecer os elementos da UI de fato, os quais incluem, por exemplo, textos e imagens.

Conheceremos, ainda, o EventSystem e o Rect Transform, que são partes importantes do desenvolvimento de interfaces com o usuário no Unity. Aprenderemos bastante sobre todos esses elementos de interface e finalizaremos a nossa aula utilizando esses conhecimentos para criarmos uma cena simples de Game Over. Nas próximas aulas, adicionaremos novos componentes de interface às nossas cenas!

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

  • Utilizar o objeto Canvas quando necessário for;
  • Adicionar filhos ao objeto Canvas, principalmente imagens e textos;
  • Compreender o funcionamento do EventSystem e do Rect Transform.

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