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arrow_back Aula 07 - Quests: jornadas narrativas

Definições e generalizações: as muitas faces da Quest

Como definir esse conceito? Na tradução do inglês, quest quer dizer “ir em busca de”, ou seja, uma responsabilidade, como um trabalho ou pedido, que você recebe de alguém, ou da própria história. Mas, obviamente, é muito mais do que isso.

Inicialmente podemos interpretar as quests como “a busca por um objetivo ou elemento específico”.

O relato mítico da busca pelo Graal, perpetrada pelo Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda cabe ajustadamente nesse conceito. Daí, outras criações como O Senhor dos Anéis, as aventuras heroicas em jogos de interpretação como Dungeons & Dragons e até produções como Star Wars ou os games Ultima VI (1985) e Dragon Age: Origins (2009), entre outros, têm mantido os preceitos que definem o gênero, com ampliações e ajustes em relação ao mote original.

Estes são os quests épicos, que os jogadores se referem como os quests principais, ou seja, aqueles que você precisa completar para progredir na história do jogo. Sem esses quests não existe a história a ser completada, e assim não é possível se atingir uma meta final no jogo. A totalidade desses quests chama-se epic quest line, ou seja, uma linha de acontecimentos épicos, que ao final são a história do jogo. Não se esqueça que o significado de épico vem do latim epicus e significa uma ação heroica ou memorável. Por isso não chamamos coisas mundanas, do dia a dia, dessa maneira.

Os quests podem ser de 3 tipos diferentes, classificando-os quanto à maneira como são realizados:

1. Errand quest: quest de incumbência, alguém dá uma determinada responsabilidade à sua personagem. Normalmente deve-se voltar para alguém e relatar, ou trazer algo, de um quest para o quest giver, a personagem que te dá o quest. São muito comuns no início dos jogos, ou quando o jogador é apresentado a um novo ambiente. Servem normalmente para ampliar os conhecimentos geográficos do jogo, como saber onde fica o saloon ou a loja de armas em Read Dead Redemption, e também para contar algum pano de fundo da história do jogo, como saber como foram criados os Big Daddys em Bioshock. Outras vezes servem também para que a personagem aprenda a usar alguma habilidade ou objetos, como feitiços ou armas, ou mesmo venha a conhecer outras personagens ou companions.

Em Red Dead Redemption a personagem John Marston encontra Strange Man, um senhor de terno e cartola, que lhe dá 3 errand quests, com alguma tomada de posição moral, como ajudar ou roubar alguém. Conforme o jogador às realiza, diminui ou aumenta a honra de Marston.

2. Exploration quest: quest de exploração. É quando deve-se achar alguma coisa. Caso seja imprescindível para a história principal, ou seja, faz parte da quest épica, deve ser encontrada, ou não se prossegue na história. Caso esteja em uma quest secundária, normalmente é alguma vantagem que é dada para a personagem, como uma arma melhor, ou mais ouro para se trocar em outros recursos, como medicamentos ou munições. Às vezes existem objetos que são dados a exploradores, como o chapéu escondido em uma casa abandonada em Red Dead Redemption, que pode ser usada no seu avatar fora do jogo, como um item conquistado por poucos. Entretanto, esse tipo de exploração não está relacionado a nenhum quest, e sim a elementos motivadores, como as conquistas ou troféus que determinadas plataformas (Xbox Live, Playstation, Steam) proporcionam.

No side quest Find the Vox Code, em Bioshok Inifinite, o jogador deve achar pistas em livros, gavetas, malas e usar uma máquina de escrever para achar os itens escondidos.

3. Defend quests: quests de proteção. São aquelas missões nas quais a sua personagem deve defender alguém, ou percorrer algum caminho sem que ela ou a outra pessoa sejam machucadas. Nos jogos de tiro, como SWAT, são conhecidos como missões VIP (Very Important People). Em Fallout 4 às vezes usa-se a mecânica de Tower Defense, na qual deve-se proteger algo durante determinado tempo. Assim como as quests de exploração não necessitam de um quest giver para ofertá-las e, normalmente, o jogador só a reconhece instantes antes de iniciá-la.

Uma atividade comum em Fallout 4 é criar assentamentos, povoá-los e defendê-los de invasores. A recompensa por isso é apenas manter alto o nível de felicidade do povoado, mas a mistura de mecânicas de construção e defesa, como em Minecraft e Tower Defenses em geral, fazem essas quests muito interessantes.

Todos esses tipos de quests podem estar localizados na quest épica, principal, ou nas secundárias, side quests.

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