Cursos / Jogos Digitais / Criação de Personagens e Narrativas de Jogos / Aula

arrow_back Aula 05 - Personagens: Design e Princípios de Criação

Apresentação

"É, porém, a personagem que com mais nitidez torna patente a ficção, e através dela a camada imaginária se adensa e se cristaliza.” (ANATOL ROSENFELD).

Em nossa última aula conhecemos as características mais comuns de personagens centrais de narrativas clássicas como os heróis, vilões, anti-heróis, personagens apoio como os acompanhantes (sidekicks) e bufões, entre outros. Vale considerar que essas são generalizações de tipos diversos que compõem a ficção, mas há muito que ser explorado na dimensão conceitual, estrutural e psicológica dos personagens para lhes dar profundidade e torná-los interessantes e cativantes para o público.

Nesta aula, abordaremos um pouco mais dessas características capazes de transformar indivíduos simples em personagens apaixonantes, pelos quais criamos afeto e vínculo. Sem nos sentirmos envolvidos pelos personagens, não existe efeito catártico, isto é, a trama não nos empolga a ponto de ficarmos ansiosos para conhecer seu desfecho. Para que isso aconteça, é necessário conceber detalhes que enriqueçam a composição dos heróis da narrativa, bem como estruturar antagonistas que nos impulsionem a torcer contra eles, a desejar que sejam derrotados para que o bem e a justiça prevaleçam, como acontece nos roteiros clássicos das histórias de ficção.

Objetivos

  • Apresentar os princípios de criação de personagens;
  • Definir quem é o personagem através de identidade, perfil, aspectos sociais subjetivos, entre outros aspectos;
  • Conhecer os graus da Narrativa Interativa.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados