Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula

arrow_back Aula 02 - Andando na Linha - Um Estudo de Retas

Apresentação

Ao iniciarmos os estudos sobre os conceitos de retas, várias perguntas podem surgir: o que tem de interessante em uma linha? Qual a importância de estudar retas? Para o desenvolvimento de um jogo são necessários conhecimentos acerca desse conteúdo?

Vamos às respostas! Sim, o estudo das retas é fundamental para quem pretende desenvolver jogos e você entenderá melhor essa importância no decorrer desta aula. Visando facilitar o aprendizado, podemos utilizar jogos para apresentar esses conceitos e aprender “brincando”, tanto no ambiente de sala de aula presencial quanto virtual.

É importante saber que objetos geométricos (a reta, por exemplo) possuem representação algébrica, ou seja, a imagem que se deseja pode ser obtida através de uma expressão ou equação matemática.

Imagine que um software de geometria, que dispõe de ferramentas para a construção de objetos geométricos, está com a ferramenta reta desativada e o usuário não conseguiu ativar. Será que é possível, usando comandos algébricos, construir uma reta?

É possível sim! E será nesta aula que estudaremos: equações da reta; relações entre pontos e retas; interseção entre ponto e reta; ângulos entre retas; e interseção entre retas.

Objetivos

Ao final desta aula você deverá ser capaz de:

  • Escrever e identificar as equações da reta.
  • Identificar relações entre pontos e retas por meio de representações algébricas e gráficas.
  • Determinar o ângulo entre retas.
  • Determinar a interseção entre retas.
  • Descrever trajetórias retilíneas de objetos animados, detectar possíveis interseções no trajeto e identificar se objetos estão alinhados.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados