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arrow_back Aula 06 - Papéis e Processos no Desenvolvimento de Jogos Digitais

Pontos-Chave

Chegamos ao final de mais uma aula! Então, para ajudar a fixar o conteúdo, lembre-se:

  • Existem diversos tipos de empresas que formam a indústria de jogos, como os fabricantes de consoles/hardware, os desenvolvedores de jogos, os publishers e as distribuidoras. Cada um tem seu papel na comercialização dos jogos.
  • Uma empresa pode acumular mais de uma função, sendo comum em grandes empresas.
  • Existem várias áreas de atuação para os profissionais de jogos, tanto no lado mais técnico quanto no criativo.
  • Os programadores podem atuar em diversas áreas dentro do desenvolvimento de jogos, desde a infraestrutura do jogo até ferramentas de suporte para os outros funcionários da empresa.
  • Designers atuam na parte criativa com um foco maior em funcionalidade, enquanto os artistas são responsáveis pela expressão e por materializar a visão que foi estabelecida para o jogo.
  • Os artistas atuam tanto na criação de artefatos visuais como sonoros.
  • Escritores podem atuar tanto na parte criativa, com a escrita da história e os diálogos do jogo, como na parte técnica, com a escrita de relatórios e manuais de ajuda para o jogador.
  • O processo de desenvolvimento é constituído de quatro fases: concepção, pré-produção, produção e pós-produção.
  • O jogo passa por vários estágios no seu desenvolvimento, desde os primeiros protótipos, versão alfa, versão beta, até a versão de lançamento, ou versão final.

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