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arrow_back Aula 06 - Papéis e Processos no Desenvolvimento de Jogos Digitais

4 - Processo de Desenvolvimento de Jogos

Para começarmos este assunto, é importante ressaltar que o processo de desenvolvimento de jogos é uma tarefa multidisciplinar, pois todos os profissionais previamente citados devem trabalhar de forma integrada, caso contrário tudo se complica! O programador deve entender bem o que o designer quer que ele faça, o artista deve criar objetos que estejam alinhados com a temática definida para o jogo e com a descrição feita pelos escritores, os designers devem garantir que todos falem a mesma língua e que o projeto seja percorrido na direção imaginada. Não é fácil! Mas quem disse que fazer jogos é uma tarefa simples?

O processo de desenvolvimento possui quatro grandes fases: concepção, pré-produção, produção e pós-produção.

Processo de desenvolvimento e suas fases.

Na fase de concepção, o jogo não passa de uma ideia. Uma boa ideia, espera-se. Nessa fase ainda não existe uma equipe de desenvolvimento, mas sim um primeiro grupo composto normalmente por designers, produtores e alguns líderes técnicos da empresa. O objetivo principal é trabalhar nas possíveis ideias do jogo e montar uma proposta inicial a ser apresentada às empresas a fim de conseguir um financiamento para produção do jogo. Na medida em que a ideia começa a se formar, é possível planejar qual equipe será necessária para realizá-la, e inicia-se também a montagem da equipe. Nessa fase, deve-se responder perguntas como:

  • Qual tipo de jogo queremos fazer?
  • Quais as principais características do nosso jogo?
  • Por que ele é melhor/diferente do que já existe?

Ao final dessa fase, a equipe inicial de produção normalmente gera um pitch (apresentação curta) para ser levado a um publisher, no intuito de obter financiamento para execução da ideia. Caso a ideia seja aceita, inicia-se então a próxima fase do projeto, a pré-produção.

Na fase de Concepção, a equipe é reduzida para aumentar a eficiência das discussões. Já pensou uma equipe de 100 pessoas tentando formar uma única ideia para um jogo?

Na fase de pré-produção, a contratação da equipe (ou pelo menos da equipe inicial) é realizada e inicia-se o trabalho de construção de protótipos para as várias ideias que foram desenvolvidas na fase de concepção. Nesse ponto, o jogo ainda não está bem definido, então muitas alterações ocorrerão ao longo dos testes realizados e protótipos construídos, de modo que a cada ciclo de desenvolvimento a visão que se tem para o jogo fique mais refinada. O objetivo principal dessa fase é provar a viabilidade da construção do jogo, tanto no aspecto técnico (a equipe consegue fazer o jogo?) como no sentido de mercado (as pessoas gostariam de comprar esse jogo?).

Ao longo dessa fase, vários protótipos funcionais dos principais elementos do jogo são construídos, bem como artes conceituais e primeiros modelos do mundo virtual são criados. É uma fase para se testar várias ideias! Ao final, deve-se ter um pequeno protótipo como prova conceitual da capacidade da equipe de desenvolver o jogo, uma proposta de cronograma e orçamento necessários para atingir os objetivos do projeto, além de um documento contendo uma proposta mais detalhada do jogo, com artes iniciais, proposta de roteiro (quando aplicável), descrição de objetos, personagens e interações possíveis no mundo do jogo. Caso a empresa goste do resultado, é dado o sinal verde (e umas malas de dinheiro) e o projeto entra em produção!

Na pré-produção, os primeiros artefatos são gerados para se ter uma visão mais palpável das ideias que até então foram discutidas apenas na imaginação de cada um.

Na fase de produção, a equipe é dimensionada para dar conta do planejamento realizado na fase anterior. Aqui o jogo está sendo desenvolvido a todo vapor, com todas as equipes montando sistemas e gerando artefatos para serem incluídos dentro do jogo. Essa fase é a mais demorada do processo, pois o jogo sofre alterações constantemente. É necessário que a equipe de designers esteja atualizada e atenta às mudanças. O produtor também deve dar uma atenção especial a questões de cronograma e orçamento para garantir que o projeto se mantenha viável durante todo o período de produção. Equipes artísticas e técnicas trabalham de forma integrada e é necessário que a comunicação entre eles seja clara e sem ambiguidades, para que não ocorram erros de integração dos materiais produzidos ao longo do processo.

Na produção, as equipes trabalham dentro de um cronograma com metas a cumprir (mas aposto que no final da tarde eles tiram um tempinho para jogar).

Nessa fase, o jogo passa por vários estágios até estar pronto para o lançamento. Com a junção dos vários sistemas, inicia-se a criação de uma versão do jogo com mais conteúdo e funcionalidades para realização de testes. Dizemos que o jogo atingiu uma versão Alfa quando ele possui toda a arquitetura básica do jogo implementada e consegue-se jogar uma boa parte dele, mesmo que não esteja ainda completo ou com a versão final dos artefatos gráficos, por exemplo. Nessa versão, são feitos testes para verificar a integração dos subsistemas do jogo, o balanceamento da dificuldade e se o jogo está divertido, além de verificar erros de programação. Na medida em que o jogo é refinado e se aproxima da versão final, atinge-se um estado denominado Beta. Nesse estado em que o jogo já está definido e jogável do começo ao fim, o objetivo é testar e limpar a maior quantidade de erros e bugs possíveis até a data estipulada para o lançamento. Quando o patamar de erros se encontra em um nível aceitável, ou a equipe não consegue mais encontrar nenhum (acredite, sempre tem erros!), o jogo está em uma versão final (também conhecida como Gold ou Lançamento) e, dependendo da plataforma, passa para avaliação do fabricante do console validar a aprovação final para a fase da produção em massa (já que depois de ter gravado no Blu-ray, já era!).

Jogo lançado, lucro se formando, com certeza hora das férias, certo?

Errado.

A última fase, chamada de pós-produção, corresponde ao que é executado após o lançamento do jogo. Essa fase depende muito do tipo de objetivo que se deseja. Alguns jogos continuam com uma produção de conteúdo para ser lançado posteriormente, como bônus ou DLCs (Downloadable Contents). Outros jogos estão prontos e as equipes costumam produzir relatórios sobre como foi o processo de produção, acertos e falhas, que servem tanto para troca de experiências como para registro de boas práticas ou erros a serem evitados. As equipes de marketing costumam trabalhar bastante na divulgação do jogo, principalmente na apresentação em eventos, para gerar um aumento no interesse pelo jogo.

Aí sim, férias! Ou então começar a trabalhar no próximo jogo…

Umas boas férias são merecidas após um processo tão cansativo quanto fazer um jogo!

No nosso caso, vamos descansar um pouco para a próxima aula!

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