Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 06 - Papéis e Processos no Desenvolvimento de Jogos Digitais

2 - Comercializando um Jogo

Com tantas empresas envolvidas, você deve estar se perguntando o que acontece quando um jogo é vendido. Não, o Steam não fica com todo o dinheiro. Vamos usar uma imagem para ilustrar o processo de venda:

Cadeia de valor na venda de jogos.

Vamos tentar entender como funciona essa figura:

  • Você, jogador, pega seu dinheirinho suado e compra um jogo de uma loja ou distribuidor online;
  • Em torno de 30% do valor do jogo fica com o distribuidor, que é responsável pelos serviços prestados e por repassar o restante do dinheiro para o publisher que disponibilizou o jogo. Em lojas físicas, essa porcentagem pode ser maior para compensar cópias que são adquiridas pela loja, mas não são vendidas;
  • O publisher recebe os 70% e fica com 20% desse valor, repassando 15% do restante para a empresa que desenvolveu o jogo, e 15% para a empresa que fabrica o console. Em alguns casos, o próprio publisher desenvolve o jogo, ficando com uma fatia maior do dinheiro;
    • Boa parte do dinheiro (12%) é gasto em ações de marketing e publicidade, executadas pelo próprio publisher.
    • Os 8% restantes são investidos em outros custos de serviços operacionais, como a produção de mídias com o jogo ou contratação de serviços externos, podendo ser logística para eventos, estúdios de música e gravação de som, etc. Jogos distribuídos digitalmente não possuem custo de confecção de mídias, enquanto empresas maiores costumam ter equipes especializadas para todas as áreas da produção, não necessitando contratar terceiros para suas tarefas.

Essas porcentagens não são valores obrigatórios, absolutos, apenas estimativas considerando-se uma média entre as empresas, apenas como possibilidade de obtermos um referencial da movimentação do dinheiro na indústria de jogos. Então, da próxima vez que você comprar um jogo de R$ 100,00 achando muito caro (e é!), lembre-se:

  • R$ 30,00 para a loja que você comprou;
  • R$ 20,00 para o publisher que produziu o jogo;
  • R$ 15,00 para a empresa que suou bastante para fazer o jogo;
  • R$ 15,00 para a empresa que fez seu videogame;
  • R$ 12,00 em propagandas para divulgar o jogo;
  • R$ 8,00 com outros custos.

Por isso que uma empresa normalmente precisa vender milhares de cópias para começar a ter lucro em um jogo, e esse número tende a crescer à medida que o custo de produção atinge valores milionários. E lembre-se que esses valores são necessários para pagar o salário de todos os funcionários de cada empresa!

E por falar nos funcionários, vamos abordar um pouco sobre as áreas de atuação dos profissionais dentro de indústria de jogos!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados