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arrow_back Aula 10 - Documentação

Pontos-chave

Vamos dar um F5 nas informações desta aula, para deixar tudo fresquinho na cabeça?

  • A documentação serve para dois propósitos principais em um projeto de jogo: facilitar a comunicação entre as pessoas envolvidas no desenvolvimento e prover um histórico das decisões tomadas ao longo do processo.
  • Cada equipe possui um conjunto de documentos próprios, que tem como propósito especificar partes específicas do projeto, e que podem ser intercambiados com outras equipes.
  • A proposta do jogo é um documento curto que apresenta o jogo em linhas gerais, feito com o objetivo de vender a ideia e conseguir financiamento para o jogo.
  • O documento conceitual é construído à medida que se constrói uma primeira prova de conceito para o jogo, a fim de demonstrar que a proposta do jogo é viável e que a equipe tem capacidade de produzi-lo.
  • O GDD é um documento que descreve em detalhes todos os elementos do jogo, sofrendo constantemente alterações em suas informações. Normalmente utiliza-se uma estrutura de documentos web para facilitar a distribuição, manutenção e acesso.
  • O teste de Bechdel permite verificar se uma narrativa possui um viés machista ou sexista através da análise da participação dos personagens femininos ao longo da história.
  • Skinner Box ou caixa de Skinner é uma técnica de condicionamento comportamental baseada em esquemas de recompensa/punição. Ela costuma ser utilizada em jogos que buscam inserir um comportamento viciante em seu esquema de progressão.
  • Acessibilidade em jogos refere-se ao cuidado com a construção de jogos que possuam elementos, interface e mecânicas que possam ser adaptadas para pessoas com diversos tipos de necessidades especiais, sejam motoras, sensoriais ou cognitivas

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