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arrow_back Aula 10 - Documentação

3 - Documentos de Design

Nesta seção apresentaremos três documentos produzidos pela equipe de design, presentes com frequência em projetos de jogos: a proposta do jogo, o documento conceitual e o famoso Documento de Design, GDD (Game Design Document).

3.1 - Proposta do jogo

O documento de proposta ou pitch é o documento inicial que será apresentado com o objetivo de conseguir a autorização ou contrato para iniciar o processo de produção do jogo. Ele é elaborado na fase de concepção do jogo, quando muitas vezes ainda nem existe equipe de produção, e possui apenas características gerais do jogo, como o Conceito Geral e algumas informações de mercado-alvo. A ideia é que ele seja um documento conciso, direto e curto, apresentando rapidamente a ideia do jogo e porque ele deve ser desenvolvido.

Esse documento pode ser elaborado como um documento de texto ou diretamente como uma apresentação de slides, já que o seu objetivo principal é servir como base para vender a ideia em reuniões com editoras ou setores administrativos de uma empresa. Para desenvolvedores indie, essa descrição rápida pode ser utilizada em sistemas de crowdfunding, no intuito de conseguir apoio e arrecadar dinheiro para a fase de desenvolvimento do jogo.

As informações que devem vir nesse documento são:

  • Título do jogo: além do título, pode vir informações adicionais da equipe de produção (se houver, algo como “dos desenvolvedores de Skyrim”, por exemplo) e o Conceito Geral do jogo.
  • Plataformas-alvo: Computador, mobile, web, consoles (especificando cada um).
  • Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens adultos, público masculino, público feminino, pessoas da “melhor” idade, pessoas em reabilitação, jogadores experientes, etc.
  • Resumo da história: uma descrição superficial do ambiente e da história do jogo, quando aplicável. Não é preciso detalhar os cenários e personagens, apenas passar uma ideia de qual será o objetivo do jogo.
  • Sumário das ações e modo de jogo: indicar qual o gênero pretendido para o jogo e uma lista de possíveis ações que o jogador poderá executar (soltar magias, cavalgar unicórnios, comer espinafre com beterraba).
  • Pontos inovadores: detalhar características do seu jogo que o tornam um diferencial dentre os outros existentes no mercado. Pode ser uma tecnologia nova (personagens inteligentes com comportamento emotivo, sistema de moralidade para ações), uma característica artística diferenciada (estilo artístico realista, arte em estilo manga), uma narrativa (narrativa madura em um mundo moralmente dúbio) ou sistemas de mecânicas diferenciados (simulação espacial com ambientes de gravidade zero, sistema de teletransporte, sistema de combate inovador).
  • Análise Competitiva: deve-se trazer outros jogos existentes no mercado, os quais poderiam ser considerados uma concorrência direta ou possuem similaridades com o jogo que se deseja produzir. É importante realizar uma comparação entre cada jogo, relacionando pontos fortes e mostrando como o jogo superará os pontos fracos dos seus possíveis concorrentes.

Essas informações podem ser organizadas em um documento pequeno, não devendo ultrapassar dez páginas. Algo importante a ressaltar é que as informações apresentadas nesse estágio não precisam ser definitivas! Lembre-se que nesse momento você ainda não teve tempo de trabalhar nas ideias do jogo e provavelmente ainda mudará muita coisa pelo caminho. E não há problema nisso! O propósito desse documento é apenas viabilizar que essa produção inicie. E para exemplificar melhor, dê uma olhada no documento de proposta do jogo Bioshock, que se encontra no link abaixo.

Se você já jogou Bioshock (e se não jogou, jogue! Uma das melhores histórias que já vi em um jogo), deve ter percebido a diferença entre o jogo e o que está descrito nessa proposta. Talvez boa parte dos itens do documento tenham efetivamente sido construídos na versão final do jogo. É válido ressaltar que a temática central, alguns sistemas de mecânicas e a ideia da narrativa por logs de áudio foram mantidas, embora toda a história tenha sido alterada, e algumas mecânicas e modos de jogo foram eliminados ou adiados para jogos posteriores da franquia.

A apresentação desse documento deve ser feita de forma rápida e o ideal é que não dure mais do que dez minutos. Uma vez fechado o negócio, é hora de trabalhar um pouco mais nas ideias do jogo e partir para um documento mais completo, o documento conceitual!

Isso é o que acontece se o seu documento de proposta for longo.

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