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Nesta seção apresentaremos três documentos produzidos pela equipe de design, presentes com frequência em projetos de jogos: a proposta do jogo, o documento conceitual e o famoso Documento de Design, GDD (Game Design Document).
O documento de proposta ou pitch é o documento inicial que será apresentado com o objetivo de conseguir a autorização ou contrato para iniciar o processo de produção do jogo. Ele é elaborado na fase de concepção do jogo, quando muitas vezes ainda nem existe equipe de produção, e possui apenas características gerais do jogo, como o Conceito Geral e algumas informações de mercado-alvo. A ideia é que ele seja um documento conciso, direto e curto, apresentando rapidamente a ideia do jogo e porque ele deve ser desenvolvido.
Esse documento pode ser elaborado como um documento de texto ou diretamente como uma apresentação de slides, já que o seu objetivo principal é servir como base para vender a ideia em reuniões com editoras ou setores administrativos de uma empresa. Para desenvolvedores indie, essa descrição rápida pode ser utilizada em sistemas de crowdfunding, no intuito de conseguir apoio e arrecadar dinheiro para a fase de desenvolvimento do jogo.
As informações que devem vir nesse documento são:
Essas informações podem ser organizadas em um documento pequeno, não devendo ultrapassar dez páginas. Algo importante a ressaltar é que as informações apresentadas nesse estágio não precisam ser definitivas! Lembre-se que nesse momento você ainda não teve tempo de trabalhar nas ideias do jogo e provavelmente ainda mudará muita coisa pelo caminho. E não há problema nisso! O propósito desse documento é apenas viabilizar que essa produção inicie. E para exemplificar melhor, dê uma olhada no documento de proposta do jogo Bioshock, que se encontra no link abaixo.
Bioshock (Proposta do Jogo) - https://irrationalgames.ghoststorygames.com/insider/from-the-vault-may/.
Se você já jogou Bioshock (e se não jogou, jogue! Uma das melhores histórias que já vi em um jogo), deve ter percebido a diferença entre o jogo e o que está descrito nessa proposta. Talvez boa parte dos itens do documento tenham efetivamente sido construídos na versão final do jogo. É válido ressaltar que a temática central, alguns sistemas de mecânicas e a ideia da narrativa por logs de áudio foram mantidas, embora toda a história tenha sido alterada, e algumas mecânicas e modos de jogo foram eliminados ou adiados para jogos posteriores da franquia.
A apresentação desse documento deve ser feita de forma rápida e o ideal é que não dure mais do que dez minutos. Uma vez fechado o negócio, é hora de trabalhar um pouco mais nas ideias do jogo e partir para um documento mais completo, o documento conceitual!
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