Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 10 - Documentação

3.2 - Documento Conceitual

Feita a proposta do jogo, é hora de começar a desenvolver um primeiro protótipo. Isso significa que a ideia do jogo foi considerada boa, mas é preciso provar que ela é viável antes de investir muito tempo e dinheiro no seu desenvolvimento. Para isso, é necessário juntar uma equipe inicial para continuar a trabalhar no design e construir os primeiros protótipos artísticos e de jogabilidade. Essa prova de conceito de que a equipe realmente consegue construir o jogo é o último passo necessário para iniciar o desenvolvimento da versão final. E é comum que se elabore um documento com mais informações do jogo nesse momento, chamado de Documento Conceitual.

O documento conceitual ainda é um esboço inicial do jogo, porém com algumas ideias mais detalhadas e próximas da versão definitiva do jogo. Espera-se que essa descrição seja equivalente a um documento de aproximadamente vinte páginas, podendo ser desenvolvido com o uso de ferramentas de documentos compartilhados (como o Google Docs) ou por meio de uma estrutura semelhante a que será utilizada na fase de produção, como um sistema de Wiki (até para demonstrar ao financiador do jogo a metodologia de trabalho da equipe).

O documento conceitual deve conter todas as informações citadas no documento de proposta de jogo, e mais:

  • Resumo detalhado da história e fluxo do jogo: deve-se detalhar um pouco mais a ideia da narrativa, exibindo uma sequência de fatos que ocorrerão no jogo e dando uma ideia dos tipos de ambientes que servirão de base para a história. Também é desejável que o desenrolar da história seja apresentado de forma visual com um fluxograma, para facilitar a interpretação.
  • Descrição de personagens: um sumário sobre cada personagem principal e suas características, e um esboço do relacionamento entre eles. Não precisa ser a versão completa ou definitiva.
  • Descrição da Jogabilidade: aqui devem ser descritos os elementos principais da jogabilidade, como objetivos, interações e sistemas de recursos. Pode haver descrições resumidas de algumas mecânicas do jogo.
  • Descrição do mundo do jogo: um panorama descrevendo os cenários e ambientes que compõem o mundo do jogo, com ilustrações ou modelos conceituais de como os cenários e objetos serão representados, e a identidade visual do jogo.
  • Experiência: uma descrição do tipo de experiência desejado pela equipe. Se o objetivo é informar o jogador sobre algum assunto, fazê-lo refletir sobre temas específicos, prover uma jogabilidade difícil voltada para o jogador mais experiente, etc.
  • Adversários: esboço do tipo de adversário e/ou conflitos presentes no jogo, representando os desafios a serem superados pelo jogador.
  • Cenas: um rascunho (por exemplo, storyboard) das cenas presentes no jogo e que serão renderizadas posteriormente como cinemáticas ou eventos roteirizados.

Após a conclusão desse documento, a equipe poderá obter uma ideia melhor sobre o jogo que construirão. Então o documento será apresentado ao término da fase de concepção do jogo e, sendo aprovado, inicia-se de fato a produção do jogo. Para que vocês tenham uma noção e percebam como o formato do documento é peculiar para cada projeto, seguem mais dois exemplos de documentos!

Iniciada a produção, hora de criar o nosso monstrinho dos documentos: o GDD.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados