Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 06 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte I

Compartilhamento de arquivos

Vamos agora ver como os arquivos do usuário que estão no servidor são acessados.

Do mesmo modo que existe o software de autenticação que é composto por uma parte que executa no servidor e outra que executa no cliente, existe também um software para acesso aos arquivos em rede, que é composto por uma parte que executa no servidor e outra que executa no cliente.

Observe que não estamos dizendo que o usuário vai ter que usar um programa especial para acessar seus arquivos. Nada disso! Esse programa faz parte do próprio sistema operacional e cria uma espécie de disco virtual na máquina cliente.

A Figura 4 mostra o que acontece quando o usuário Carlos tenta acessar um de seus arquivos (redes.doc) a partir de uma máquina cliente. Uma mensagem solicitando essa operação é enviada ao servidor (passo 2), que faz o acesso ao disco real (passo 3).

Nesse passo, as ACLs são verificadas para ver se o usuário Carlos tem permissão de acessar o arquivo. Caso tenha, no passo 4 o conteúdo do arquivo é enviado para a máquina cliente e finalmente passado para a aplicação (passo 5).

Veja, portanto, que para a aplicação que tentou ler o arquivo não existe nenhuma diferença se o arquivo estava na máquina cliente ou no servidor. É como se existisse realmente um disco na máquina cliente com os arquivos do usuário, mas na verdade ele não existe – daí o nome virtual.

Se a maquina cliente for Windows, realmente vai aparecer um novo disco, identificado com uma letra de drive, por exemplo, “D:”, ou “F:”. Se o cliente for um Linux, os arquivos e pastas do servidor vão aparecer dentro de alguma pasta existente na máquina local, que foi criada apenas para esta finalidade.

Observe que os arquivos (e pastas) de todos os usuários, incluindo os de Carlos, estão no disco rígido que existe no servidor, dentro da pasta home. Entretanto, o sistema operacional da máquina cliente mostra a relação de arquivos e pastas do servidor como se eles fossem locais.

Compartilhamento de arquivos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados