Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 06 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte I

Definição e Esquemas

O LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo para acesso a informações remotas que são organizadas de forma estruturada. A melhor forma de entender o que se quer dizer com “estruturada” é através de um exemplo. Imagine que as informações que você quer disponibilizar sejam referentes aos filmes de uma locadora de DVDs. Para cada filme você iria estruturar as informações sobre ele mais ou menos do modo mostrado na Figura 7, criando uma espécie de modelo, ou formulário, que o LDAP chama de “Esquema”.

Esquema LDAP para informações sobre filmes.

Cada esquema, além dos nomes dos campos, define o tipo de cada campo. Um campo pode ser, por exemplo, uma string, e outro campo pode ser um inteiro. Além disso, um esquema pode dizer que alguns campos são opcionais e outros são obrigatórios. Assim, quando se vai inserir um objeto de um determinado esquema é necessário informar todos os campos obrigatórios. Por objeto, entenda o conjunto de informações referentes a um esquema. Para o esquema DVD, um objeto seria o conjunto de dados de um filme qualquer.

Como outro exemplo de esquema, vamos pegar algumas informações que o sistema operacional precisa manter sobre um usuário. O esquema do LDAP para armazenar essas informações é mostrado na Figura 8. Veja que o campo “Nome Completo” não foi informado no novo objeto sendo inserido. Isso é possível caso esse campo seja declarado como opcional na definição do esquema usuário.

Esquema LDAP para informações dos usuários e um objeto exemplo.

O programa que armazena as informações do LDAP é chamado de “Diretório”, mas como esse nome pode não ser muito claro, é melhor você pensar no LDAP como uma base de dados, ou seja, algo que armazena um conjunto de informações. Todas as informações armazenadas devem ser de um dos tipos de esquemas suportados pelo servidor. Cada servidor define os esquemas que quer suportar. Existem vários esquemas pré-determinados, mas é possível criar novos esquemas com os campos que desejarmos.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre os esquemas do LDAP.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados