Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Veja aqui a explicação em vídeo sobre os serviços de autenticação e compartilhamento de arquivos.
Para realizar a autenticação dos usuários em uma rede, falamos que é utilizado um programa que é composto por uma parte que roda no cliente e outra que roda no servidor. Naturalmente, esses programas utilizam algum protocolo para se comunicarem. Existem diversos mecanismos de autenticação, que embora sigam o modelo que você acabou de estudar, utilizam protocolos diferentes.
É por isso que, a princípio, um cliente Windows só consegue se autenticar em um servidor Windows, e um cliente Linux em um servidor Linux. Felizmente, existem formas de reduzir essas limitações, fazendo, por exemplo, um cliente Windows se autenticar em um servidor Linux.
Na próxima aula iremos aprender a fazer a autenticação de um cliente Linux em um servidor Linux. Embora outros protocolos já tenham sido utilizados para realizar essa tarefa, como o NIS, por exemplo, atualmente a forma mais comum de fazer isso é utilizando o protocolo LDAP. Mas fique sabendo que o LDAP é um protocolo que pode ser utilizado para diversas outras finalidades, além da autenticação. Por isso, nesta aula vamos falar sobre o LDAP de modo geral, para na próxima aula você aprender como utilizá-lo para a autenticação.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados