Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 06 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte I

Autenticação de usuários e compartilhamento de arquivos

Nesta seção, vamos estudar como funcionam os serviços de autenticação de usuários e de acesso aos seus arquivos. Inicialmente, vamos ver como isso ocorre quando usamos uma única máquina, sem que ela esteja conectada em nenhuma rede. Depois veremos o que muda quando temos várias máquinas em rede.


Apenas uma máquina

Vamos entender agora como funciona a autenticação e o acesso aos arquivos quando usamos uma única máquina. Suponha que essa máquina é um computador que você tem na sua casa. Como provavelmente um irmão ou um de seus pais pode também querer usar o computador, é importante que cada pessoa tenha privacidade para seus arquivos, ou seja, cada pessoa só possa acessar seus próprios arquivos. Além disso, cada um pode querer personalizar a área de trabalho com papel de parede específico ou escolher os ícones que quer que apareçam na tela.

Para que isso seja possível é necessário primeiro ter como identificar cada pessoa (que é chamada de usuário), o que é feito através de um nome de usuário e uma senha.

Depois é necessário definir o que cada usuário pode fazer na máquina (permissões) e quais arquivos podem acessar. Você pode dizer, por exemplo, que um usuário não pode acessar o CD (ou DVD), ou que não pode usar a impressora, mas normalmente a principal restrição é se ele pode ou não instalar programas na máquina. No que diz respeito aos arquivos, por padrão, cada usuário só pode acessar seus próprios arquivos. Naturalmente um usuário pode liberar o acesso a um ou mais de seus arquivos para outro usuário.

Um conjunto de permissões é chamado de Lista de Controle de Acesso, ou ACL.

Normalmente, as ACLs são aplicadas a cada usuário individualmente. Para simplificar as coisas, são criados grupos e os usuários são inseridos nesses grupos. As ACLs são então definidas para os grupos e, consequentemente, são aplicadas a todos os usuários de cada grupo. Em uma máquina existem pelo menos dois grupos, um de usuários com direitos normais e outro para usuários com direitos de administrador. Os usuários desse último grupo normalmente têm acesso completo à máquina, ou seja, podem realizar qualquer operação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados