Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 06 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte I

Autenticação de usuários e compartilhamento de arquivos III

Veja aqui a explicação em vídeo sobre a autenticação e o controle de acesso em uma máquina isolada.


Máquinas em uma Rede

Vamos agora analisar o caso em que existem várias máquinas na rede que o usuário pode utilizar. Isso acontece em várias empresas. Pense em um laboratório de informática de uma escola, no qual os alunos vão estudar, por exemplo. Faça de conta que você é um desses alunos.

Evidentemente, em cada dia você poderia utilizar uma máquina diferente, não dá para ter as informações sobre os usuários (username e senhas), nem seus arquivos, gravadas em apenas uma máquina, como é feito para uma máquina que não está em rede. Veja que também não faria sentido gravar uma cópia dessas informações em cada máquina, pois sempre que alguma informação fosse alterada na máquina que você estivesse trabalhando, todas as outras máquinas ficariam desatualizadas.

A solução é centralizar todas essas informações em uma única máquina (chamada servidor), e instalar um programa nas máquinas que os usuários vão utilizar (chamadas clientes) que dê a impressão de que tudo está acontecendo apenas na máquina local, na qual ele está trabalhando.

Vamos agora ver o que “dá a impressão de que tudo está acontecendo na máquina local” significa, em termos de autenticação e do acesso aos arquivos.


Autenticação

Os nomes dos usuários (usernames) e suas senhas ficam gravados em um arquivo no servidor. Nos clientes, o programa que verifica o username e senha dos usuários sabe disso e sempre que uma pessoa tenta utilizar a máquina, esse programa envia o username e a senha informados para o servidor. O servidor verifica no seu arquivo de usuários se a senha informada para aquele usuário está correta e envia uma mensagem de volta ao cliente liberando ou negando o acesso.

A Figura 3 mostra o que acontece quando o usuário Carlos (que possui a senha teste123) tenta se logar (entrar) em uma máquina da rede. Como ele informou a senha correta, no passo 4 o servidor envia uma mensagem informando que ele “autenticou com sucesso”, pois a senha informada é a mesma existente no arquivo do servidor, e o acesso à máquina foi liberado.

Esquema de autenticação de usuários em uma rede.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados