Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
Existem dois tipos básicos de fibras óticas à base de sílica: as multimodo (MM), cuja medida de núcleo é de 62,5 µm e casca 125 µm (62,5/125), e as monomodo (SM) de medidas 9/125 µm.
Como podemos notar, o aspecto físico externo das duas fibras é o mesmo, o que muda é o diâmetro do núcleo da fibra, sendo o da fibra multimodo quase sete vezes maior do que o da fibra monomodo. Quanto menor for o diâmetro do núcleo, menos reflexões do sinal ótico serão necessárias, assim se ganha desempenho.
A evolução dessas fibras veio por meio das novas fibras fabricadas com processos mais refinados. Essas fibras são mais resistentes e flexíveis, além de apresentarem desempenho superior, pois seus núcleos são menores. A fibra multimodo mede 50/125 µm e a monomodo mede 8/125 µm.
Existem ainda as fibras 100/140 µm que não são bem indicadas para rede de dados, mas o curioso é que as fibras POF (Plastic Optical Fiber) são usadas em pequenas redes Ethernet e suas dimensões são absurdamente elevadas, se comparadas à fibra anterior, de 980/1000 µm.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados