Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 10 - Fibra óptica

Vantagens e desvantagens

Atualizando a lista de vantagens e desvantagens em relação aos cabos de fibra ótica, temos uma situação ainda mais favorável às fibras atualmente.

Em termos de desempenho, as fibras óticas “do passado” já atendem a boa parte da demanda por taxas de transferências mais elevadas. Essas fibras são utilizadas atualmente em redes Gigabit Ethernet com excelente desempenho e custo mais baixo.

Portanto, falar de custo elevado das redes que utilizam fibras óticas já não é mais tão frequente, até porque o custo de produção de um moderno cabo com um par de fibras óticas multimodo do tipo tigh é inferior ao custo de produção de um cabo metálico UTP de Categoria 6A, oferecendo o mesmo desempenho.

Mas vamos analisar o custo inteiro de uma rede local que utiliza exclusivamente cabos de fibra ótica. Como sabemos, somente cabos não fazem uma rede funcionar, os equipamentos ativos são indispensáveis. Nesse momento, o custo subirá significativamente porque o preço dos adaptadores de rede e switches para fibra ótica multimodo, mais barato, é significativamente mais elevado do que seus similares para cabos UTP.

Para equilibrar o custo final de uma boa rede, os cabos de fibra ótica são utilizados apenas como backbone (trecho da rede por onde trafega a maior parte dos dados) ou cabeamento primário e como cabeamento de interligação, em ambiente externo.

Essa recomendação inquestionável de se utilizar cabos de fibra ótica como interligação se dá em função das longas distâncias que um cabo de fibra ótica pode levar seus dados sem a necessidade de retransmissões no meio do caminho. Uma rede baseada em cabos metálicos não chega a atingir 400 m, contando com retransmissões no meio do caminho, ao passo que um único link de fibra ótica multimodo já pode atingir 500 m sem perda de desempenho.

Por não trafegar sinal elétrico, um cabo de fibra ótica é imune às temíveis interferências eletromagnéticas que causam degradação do desempenho de um cabo metálico. Além disso, esses cabos também oferecem maior resistência às oscilações de temperatura e às amplitudes térmicas naturais ao longo do tempo.

Atualmente, o cabo de fibra ótica também é mais leve e mais resistente à tração do que um cabo metálico. Os cabos de fibra ótica são protegidos por fibras internas de kevlar, material leve e muito resistente à tração e também muito utilizado nos coletes à prova de balas.

As modernas fibras feitas à base de polímeros e não mais de sílica são mais maleáveis e leves e podem sofrer curvas mais acentuadas do que os cabos com as fibras feitas à base de sílica.

Como vimos, as vantagens são tantas que se esquece das desvantagens reais. Vamos considerar o custo dos equipamentos ativos como uma desvantagem. “A” outra desvantagem recai sobre a umidade nas extremidades. Dependendo da umidade e do nível de condensação, os vapores d’água podem aumentar a perda por inserção (atenuação nas fibras óticas). Isso é uma desvantagem até certo ponto, pois os cabos metálicos também sofrem com a umidade.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados