Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 10 - Fibra óptica

Como Funcionam

O princípio de funcionamento de uma fibra óptica é significativamente diferente do funcionamento de um cabo metálico. Enquanto neste a transmissão se dá ao nível físico sob a forma de sinais elétricos com seus respectivos parâmetros de tensão e corrente, na fibra óptica, a transmissão é feita por pulsos luminosos. E isso é bem melhor.

Uma fibra óptica apresenta três partes distintas (Figura 1):

  • revestimento – última instância de proteção física da fibra óptica;
  • casca – parte intermediária que abriga o núcleo e ajuda a conferir as propriedades reflexivas deste. A casca também é muito importante para que possamos ver a fibra a olho nu;
  • núcleo – parte funcional da fibra óptica. É pelo núcleo que serão transmitidos os pulsos luminosos. O núcleo de maior diâmetro (62,5 µ) já não pode ser visto a olho nu.
Corte transversal de uma fibra óptica.

O sinal luminoso com suas respectivas características de comprimento de onda é inserido no interior do núcleo de uma fibra óptica a partir de uma fonte luminosa. Esse sinal reflete na parede interna do núcleo (no limite entre o núcleo e a casca) e segue adiante, refletindo novamente mais adiante e novamente... E assim vai se propagando em virtude de as perdas por atenuação, refração e reflexões indevidas serem bem pequenas. Portanto, a luz “flui” muito bem no interior de uma fibra óptica, bem melhor do que o sinal elétrico em um cabo metálico de cobre.

Transmissão da luz  no interior de uma fibra óptica destinada à iluminação (diâmetro do núcleo muito  grande).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados