Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
O princípio de funcionamento de uma fibra óptica é significativamente diferente do funcionamento de um cabo metálico. Enquanto neste a transmissão se dá ao nível físico sob a forma de sinais elétricos com seus respectivos parâmetros de tensão e corrente, na fibra óptica, a transmissão é feita por pulsos luminosos. E isso é bem melhor.
Uma fibra óptica apresenta três partes distintas (Figura 1):
O sinal luminoso com suas respectivas características de comprimento de onda é inserido no interior do núcleo de uma fibra óptica a partir de uma fonte luminosa. Esse sinal reflete na parede interna do núcleo (no limite entre o núcleo e a casca) e segue adiante, refletindo novamente mais adiante e novamente... E assim vai se propagando em virtude de as perdas por atenuação, refração e reflexões indevidas serem bem pequenas. Portanto, a luz “flui” muito bem no interior de uma fibra óptica, bem melhor do que o sinal elétrico em um cabo metálico de cobre.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados