Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 10 - Fibra óptica

Cabos ópticos

Há uma grande variedade, tipos e subtipos de cabos ópticos. Em regra geral, esses cabos são divididos por ambientes de instalação e aplicação. Assim, temos os cabos do tipo Tight (Figura 4) para uso interno ou misto (interno e externo, mas em curtas distâncias) e os cabos do tipo Loose, empregados em ambientes externos. Estes são os principais.

Existem também os cabos do tipo Groove, uma mistura de Tight e Loose, mas com grande quantidade de fibras suportam mais de 800 fibras, e o cabo Ribbon, que é um cabo Groove com as fibras organizadas internamente em fitas. Este cabo pode conter até 4000 fibras. Esses dois últimos tipos são adequados a ambientes externos.

Cabo tipo Tight ou  Tight Buffer. Apresentação da Nexans na BICSI (2001). Tradução:  Out Sheath = Capa externa, Kevlar yarn = Fibra de Kevlar, Fiber = Fibra óptica e  Tight buffer = Revestimento de proteção da fibra óptica.

As principais características dos cabos do tipo Tight são a presença da fibra de Kevlar, que oferece maior resistência à tração e reforça a proteção externa para as fibras, e uma capa externa espessa, mas simples.

Já os cabos do tipo Loose possuem suas fibras inseridas nos tubos loose, os quais são preenchidos com um gel derivado do petróleo que protege as fibras reduzindo significativamente a amplitude térmica, isolando as fibras da umidade e ainda absorvendo eventuais choques mecânicos.

Esse gel tem o inconveniente de ser inflamável, por essa razão esse tipo de fibra só pode entrar 15,0 m nos ambientes internos de prédios e instalações de entrada de telecomunicações.

Cabo tipo Loose ou Loose Tube.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados