Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
A fibra óptica é um filamento delgado feito à base de sílica através do qual é possível transmitir luz com perdas irrisórias, praticamente desprezíveis.
Existem diferentes tipos de fibras ópticas para diferentes utilidades. Há umas destinadas especificamente para iluminação e efeitos de luz, outras para utilização como transmissão de imagens captadas por dispositivos de diagnóstico médico hospitalar por imagem e outras feitas de plástico (POF – Plastic Optical Fiber), que podem ser utilizadas em pequenas redes de até 50 m lineares com taxas de transferências de até 100 Mbps.
Certamente, a maior parte da utilização das fibras óticas está nos sistemas de transmissão digital de dados, principalmente nos sistemas de longas distâncias. Atualmente, é possível transmitir sinais digitais em fibras óticas por até 20 km sem necessidade de retransmissão. Nenhum cabo metálico pode fazer isso com taxas de transferências da ordem de 100 Mbps.
As fibras ópticas mais modernas são feitas a partir de polímeros especiais que permitem a criação de um núcleo central ainda menor, o que é melhor para transmissão de dados em longas distâncias.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados