Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 05 - Modelos de comunicação em redes: RM-OSI e TCP/IP - parte 1

Controle de Erros

Quando explicamos a tarefa de criação dos quadros, dissemos que a camada de enlace insere um campo no quadro com bits de redundância, de modo que possa detectar se ocorreram erros durante a transmissão dos quadros pelo nível físico. Esse campo se chama genericamente de Frame Check Sequence (FCS), mas pode assumir outros nomes de acordo com o algoritmo utilizado, como é o caso das redes Ethernet, onde ele é chamado de Cyclic Redundancy Check (CRC, em português, Checagem de Redundância Cíclica).

O procedimento de controle de erros consiste em calcular um valor que depende dos bits do quadro e inserir esse valor no campo FCS. O cálculo normalmente é aplicado sobre o campo de dados e os campos de cabeçalhos. Quando uma máquina recebe o quadro, ela recalcula o valor considerando os mesmos campos utilizados para o cálculo pelo transmissor e compara o resultado obtido com o valor do campo FCS. Se forem iguais, não houve erro, se forem diferentes, algum erro aconteceu. Nesse caso, o quadro é descartado.

Você acabou de ver que é possível saber se um quadro foi recebido com erro ou não. Isso permite a camada de enlace ter um serviço confiável ou não, ou seja, ela pode garantir que seus quadros são entregues sem erros ou apenas tentar entregá-los. Chamamos isso de serviço confiável e serviço não-confiável, respectivamente.

No serviço confiável, o receptor envia quadros especiais informando se o quadro foi recebido com sucesso ou não. Essas confirmações podem ser para cada quadro individualmente, ou feitas por grupos de quadros de cada vez, para reduzir o tráfego adicional gerado na rede. Já o serviço não-confiável, não informa se os quadros foram recebidos com sucesso ou com erros. O receptor apenas descarta os quadros com erro. Em princípio, você pode estar achando que uma rede assim não vai funcionar, mas lembre-se de que existem as camadas superiores e em alguma delas alguém vai se preocupar em tornar o serviço confiável, quando isso for necessário.

A tecnologia de rede Ethernet, que será estudada nas próximas aulas, provê um serviço de transmissão não-confiável, e o campo CRC de seu cabeçalho serve para verificar se o quadro está com erro e, consequentemente, deve ser descartado.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados