Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 05 - Modelos de comunicação em redes: RM-OSI e TCP/IP - parte 1

Camada de Enlace

Quando a placa de rede termina de montar um quadro, é natural pensarmos que ela vai enviar o quadro no meio de transmissão (cabo ou o ar). Isso está correto, mas será que ela o envia imediatamente após criá-lo? A resposta vai depender do tipo de rede, pois o enlace pode ser compartilhado por diversas outras máquinas.

Desse modo, é necessário que existam regras que determinem o instante em que uma dada placa (ou seja, a camada de enlace) possa enviar um quadro no enlace. Sem essas regras, várias máquinas poderiam transmitir ao mesmo tempo e os sinais enviados por cada uma delas iria interferir nos demais, de modo que nenhuma das transmissões seria bem sucedida. Essas regras são denominadas de protocolo de acesso ao meio, e cada tecnologia de rede possui o seu próprio protocolo. Estudaremos alguns desses protocolos nas próximas aulas.

Você acha que o formato do quadro tem algum impacto na velocidade da rede? Tem sim! E claro que a taxa de transmissão em termos de bits por segundo não muda. Mas o que realmente importa é quanto da taxa de transmissão de uma rede é utilizada para transmitir os dados dos usuários. Ter uma rede de 100Mbps significa que ela transmite 100.000.000 de bits por segundo, mas uma parte desses bits corresponde aos cabeçalhos dos quadros. Portanto, quanto maior o tamanho dos cabeçalhos, menos banda de rede disponível sobra para os dados dos usuários.

Fazendo uma conta simples, se a soma do tamanho dos campos de cabeçalhos para uma dada rede fosse 40 bytes, e o tamanho do campo de dados fosse também 40 bytes, a velocidade realmente disponível para o usuário seria reduzida pela metade. Para a rede de 100Mbps, essa velocidade seria de apenas de 50Mbps! E olha que estamos falando apenas dos cabeçalhos da camada de enlace, mas na verdade os cabeçalhos de todas as outras camadas também precisam entrar nessa conta. Por isso, é importante que o tamanho do campo de dados seja bem maior que o tamanho de todos os cabeçalhos somados.

Os campos de endereço que citamos há pouco indicam que a camada de enlace precisa definir um endereço para cada máquina. Na verdade, como a camada de enlace é implementada quase na sua totalidade na placa de rede, o endereço de enlace é um endereço contido na placa de rede. Realmente, precisa ser assim, porque máquinas que pertencem a mais de uma rede precisam ter uma placa de rede (e um endereço) para cada rede. Cada tecnologia de rede utiliza seu próprio formato de endereço, mas lembre-se de que ele é apenas um identificador para cada placa de rede existente. Para ler mais sobre esse identificador único de cada placa de rede, visite o site <https://pt.wikipedia.org/wiki/Endere%C3%A7o_MAC>.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados