Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Nesse momento, deve estar claro para você que para que as máquinas de diversas redes possam se comunicar, elas precisam “falar o mesmo protocolo” na camada de rede, incluindo aí os roteadores que interligam as redes. Dissemos que a camada de rede permite que redes de tecnologias diferentes (camadas física e enlace) se comuniquem. Mas, se as redes usarem tecnologias diferentes, como uma máquina vai dizer para quem ela quer enviar as informações, se ela não conhece nem o formato do endereço da rede de destino?
A camada de rede define um novo tipo de endereço, chamado de endereço lógico, e este é completamente diferente do endereço da camada de enlace, que é chamado de endereço físico.
O usuário informa o endereço de rede da máquina com a qual quer se comunicar e existem protocolos que automaticamente traduzem o endereço de rede para o endereço de enlace da máquina de destino. Os pacotes (PDUs da camada de rede) são, então, enviados dentro da parte de dados do quadro de enlace.
Caso a máquina de destino esteja em uma rede diferente da máquina de origem, o pacote é enviado para o roteador da rede de origem e será encaminhado de roteador em roteador até atingir a máquina de destino. Em cada roteador intermediário, a placa de rede extrai o pacote (PDU da camada de rede), analisa o endereço de rede do destino e calcula qual o próximo roteador no caminho.
O pacote é então colocado novamente em outro quadro da camada de enlace e encaminhado até o roteador escolhido. Observe que o quadro entra por uma interface de rede e sai por outra, que é a interface que conecta o roteador processando o quadro ao próximo roteador no caminho. Observe que a mesma PDU que foi gerada na camada de rede da origem chega até a camada de rede do destino. Ao longo do caminho, ela é transmitida dentro de quadros da camada de enlace que liga cada par de roteadores vizinhos.
Os roteadores são equipamentos da camada de rede.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados