Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
No transmissor, as informações descem da camada 7 até a camada 1 e no receptor elas são recebidas pela camada 1 e sobem até a camada 7. À medida que os dados descem nas camadas, a camada inferior trata os dados recebidos da camada superior como uma caixa preta, colocando-os no seu campo de dados. Desse modo, a PDU é formada por um campo de dados que corresponde aos dados recebidos da camada superior, acrescido de alguns campos adicionais que são inseridos pela própria camada para que possa realizar suas tarefas. Esses campos adicionais são chamados de cabeçalhos.
Na máquina receptora, à medida que as informações sobem nas camadas, cada camada lê as informações do cabeçalho da sua PDU (gerada pela mesma camada na origem), processa essas informações, e as retira do pacote passando apenas o conteúdo de parte de dados para a camada superior. O conteúdo desse campo de dados é, evidentemente, a PDU da camada superior. Explicaremos quais informações são exatamente esses cabeçalhos quando descrevermos cada camada individualmente.
A Figura 2 ilustra as PDUs ao lado de cada camada. Observe que os cabeçalhos adicionados por cada camada são representados por um retângulo verde no início da PDU com a letra inicial da camada. A parte branca (sem nenhuma cor) de cada PDU corresponde ao seu campo de dados. Veja que eles são exatamente a PDU da camada superior. Isso mostra que quando uma PDU é passada para uma camada inferior, seu conteúdo é tratado apenas como uma sequência de bytes a serem transferidos por essa camada, sem que ela se preocupe com seu significado.
Vamos ver agora quais são as funções de cada uma das camadas do modelo OSI. Mas antes é importante você saber que algumas camadas são relacionadas ao hardware (as camadas 1 e 2) e outras a software (3 a 7). Os equipamentos de rede implementam uma ou mais dessas camadas. Fique sabendo que quando se diz que um dado equipamento implementa a camada X, na verdade, ele implementa as camadas de 1 a X. Costuma-se dizer que “o equipamento é da camada X”. Também é comum usar a palavra nível como sinônimo de camada, e usar o número da camada ao invés do seu nome. Desse modo, “camada 1”, “camada física”, ”nível 1” e ”nível físico” significam todos a mesma coisa.
É importante perceber que o modelo OSI propriamente dito não é uma arquitetura de rede, já que não especifica os serviços e os protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer e não como deve fazer. Na próxima aula, veremos rapidamente uma arquitetura de redes, a TCP/IP.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados