Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Você já sabe que uma rede consiste de algum mecanismo para permitir que diversas máquinas enviem informações umas para as outras, e que o nível físico é capaz de enviar bits através de um enlace. Lembre-se também de que os serviços de uma camada no modelo OSI são construídos utilizando os serviços oferecidos pela camada inferior. Portanto, a camada de enlace irá utilizar os serviços de transmissão de bits oferecidos pela camada física para fornecer seus próprios serviços. A camada de enlace, juntamente com a camada física, é responsável por permitir a troca de informações entre máquinas, de modo que elas duas juntas constituem uma tecnologia de rede.
Quais são as funções que você acha que uma tecnologia de rede deve realizar para permitir essa troca de informações? Pense um pouco e vamos então estudar quais são essas funções.
Suponha que uma máquina A queira enviar a mensagem “Boa Noite” para uma máquina B. Será que basta enviar apenas os bits referentes a esse texto pelo cabo? Isso, o nível físico seria capaz de fazer! Portanto, a resposta é não! Junto com a mensagem propriamente dita que desejamos enviar, no caso, “Boa Noite”, precisamos transmitir também informações adicionais que indicam onde a mensagem começa na sequência de bits transmitidos e onde ela termina, quem está transmitindo e para quem a mensagem é destinada. Mas não é só isso. E se ocorrerem erros durante a transmissão dos bits pelo nível físico? Nesse caso precisamos detectar se isso aconteceu. Para isso, se considerarmos os bits a serem transmitidos como um grupo de bits, é possível inserir bits de redundância que permitem a detecção e eventual correção de erros.
Dessa forma, as redes transmitem as suas informações em quadros, que são compostos de diversos campos. O quadro é o nome dado a PDU da camada de enlace, e o termo campo corresponde a uma determinada informação contida na PDU. O número e o tipo desses campos são específicos para cada tecnologia de rede, mas tipicamente existe um campo de dados, que contém a mensagem que se deseja transmitir, e vários campos com informações para permitir que a camada de enlace realize suas funções, como campos de endereço e um campo para verificação de erros.
Quando a camada de enlace recebe informações da camada de rede para serem transmitidas, essas informações podem ser colocadas em apenas um quadro ou serem divididas em vários quadros. A camada de enlace é que toma essa decisão e realiza a montagem dos quadros.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados