Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 10 - Eventos e Listeners

Vejamos, então, os exemplos

Para criarmos o segundo evento, volte -> janela de projeto (aba Projeto) e faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito sobre o componente Rótulo. No menu apresentado, selecione Eventos -> Mouse -> mouseExited.
  2. Feito isso, será mostrado o código referente a esse evento logo abaixo do primeiro evento, conforme mostra a Figura 10:
Figura 10 - Código gerado automaticamente para o segundo evento
Código gerado automaticamente para o segundo evento

Quando esse evento ocorrer, queremos que as mesmas propriedades do componente sejam novamente alteradas com outros atributos, quando o usuário mover o mouse para fora da área do componente. Vejamos como fazer isso:

No final da linha 83, tecle ENTER para criar uma nova linha e digite as linhas mostradas na Figura 11:

Figura 11 - Métodos criados para alterar as propriedades do componente rotulo
Métodos criados para alterar as propriedades do componente rotulo

Em cada um dos eventos, utilizamos três métodos. Os dois primeiros já foram apresentados no primeiro exemplo. A seguir, temos o terceiro:

AخA
1
rotulo.setText("Você tirou o mouse da minha área.");

Do primeiro evento, altera-se a propriedade text (com setText) do componente rotulo para a mensagem entre parênteses, quando o mouse for passado sobre ele.

E o método:

1
1
rotulo.setText("Você tirou o mouse da minha área.");

Do segundo evento, altera a propriedade text do componente rotulo para a mensagem entre parênteses, quando o mouse for retirado da área do componente.

  1. Execute a aplicação e confira o resultado com a Figura 12:
Figura 12 - Etapas executadas pelos eventos utilizados no componente rotulo
Etapas executadas pelos eventos utilizados no componente rotulo

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados