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arrow_back Aula 10 - Eventos e Listeners

Examinando os Eventos

Um evento é uma ação que é gerada quando o usuário faz alguma coisa em um componente. Por exemplo, se o usuário clica em um botão, arrasta o mouse sobre um rótulo ou seleciona um item de um list box, uma ação é gerada. Esse evento (ação) é então passado a um método especial que você criou chamado event listener.

Um event listener pode examinar um evento, determinar exatamente que tipo de evento ocorreu e responder de acordo com o solicitado. Por exemplo, se o usuário clica em um botão, o event listener poderia mostrar uma janela de diálogo com alguma informação ou desabilitar um outro componente. Se o usuário passar o mouse sobre um rótulo, o event listener poderia alterar o texto desse mesmo rótulo ou a cor de fundo. E se o usuário selecionar um item em um combo box ou list box, o event listener poderia utilizar o valor que foi selecionado para procurar a informação em um banco de dados. As possibilidades são infinitas.

Há vários tipos de eventos para cada tipo de situação. Veja, no Quadro 1, os eventos mais utilizados, suas classes e suas respectivas finalidades:

Evento Classe Descrição
ActionEvent ActionListener É criado quando o usuário executa uma ação (clique) com um botão ou outro componente.
AdjustmentEvent AdjustmentListener É gerado quando um componente é ajustado. Por exemplo, quando uma barra de rolagem é movida.
DocumentEvent DocumentListener Esse evento ocorre quando o usuário altera o conteúdo de um componente do tipo texto, tal como um TextField (campo de texto).
FocusEvent FocusListener É criado quando um componente recebe ou perde o foco.
ItemEvent ItemListener É criado quando o item selecionado em uma lista, tal como um combo box ou list box, é alterado.
KeyEvent KeyListener É gerado quando o usuário pressiona uma tecla no teclado. Esse evento pode ser usado para verificar que tecla foi pressionada pelo usuário, se uma tecla de texto ou de controle, e para tomar a decisão correta.
MouseEvent MouseListener Esse evento ocorre quando o usuário faz algo com o mouse, como clicar um botão, arrastar ou simplesmente mover sobre um outro objeto.
WindowEvent WindowListener É gerado quando uma janela é movida, minimizada, maximizada ou fechada.
Quadro 1 - Eventos mais utilizados e suas respectivas classes e finalidades

Observação

A maioria dessas classes de eventos está contida no pacote java.awt do Java, com exceção de DocumentEvent, por se tratar de uma interface e não de uma classe, e se encontra no pacote javax.swing.event.

Quando você for criar um evento para um componente, atente para o seguinte:

  • Event ― um objeto que é criado quando o usuário faz alguma coisa com um componente, tal como um clique.
  • Event Source ― o componente que gerou o objeto evento. Geralmente, o event source éum botão ou outro componente que o usuário pode clicar, mas qualquer componente Swing pode ser um event source.
  • Event Listener ― o objeto que escuta os eventos e manipula-os quando eles ocorrem. O objeto event listener deve implementar a interface apropriada para o evento. Essas interfaces listeners definem o método ou métodos que o event source chama quando o evento ocorre.

Tanto você pode criar um evento para um componente e este executar uma ação de imediato, como também criar um evento para um componente executar um método e esse método executar o que se deseja. Você também poderá criar tantos eventos quantos forem necessários para um único componente, e não apenas um evento para cada componente.

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