Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula
Nesse exemplo, utilizaremos um botão, um rótulo e o evento mouseClicked, de forma que quando o usuário clicar no botão, a cor de fundo e da fonte do rótulo sejam alteradas para amarelo e vermelho respectivamente, como também o próprio botão ficará desabilitado.
Antes de criarmos o evento para nossa aplicação, renomearemos os componentes para nomes que nos pareça mais práticos e fáceis de lembrar. Para isso:
Esses nomes podem ser nomes quaisquer, porém é aconselhável que você nomeie os componentes de acordo com a finalidade de cada um para facilitar a identificação deles no código. Procure não usar espaços, nem caracteres especiais ou acentuados.
Essa aplicação, se executada agora, nada fará, mostrará apenas os componentes da forma que foram configurados. Para que essa aplicação seja funcional, é preciso “dar vida” aos componentes; ou seja, criarmos alguma ação para eles executarem alguma tarefa. No nosso caso, criaremos um evento no botão de forma que quando o usuário clicar nele altere algumas propriedades do rótulo e que o próprio botão fique desabilitado. É o que vamos fazer agora:
Mesmo se você executasse a aplicação agora, ela não faria nada ainda. Apesar de criarmos o evento, não dissemos ainda o que deverá ser feito após o botão ser clicado. É como se você girasse a chave de ignição do carro e ficasse esperando que ele saísse do lugar. Para ele sair do lugar, seria necessário você passar a marcha adequada e acelerar. Da mesma forma funcionam os eventos criados para os componentes. Uma vez criado o evento, temos que dizer o que fazer quando o botão do mouse for clicado. Você pode mandar fazer quase tudo. Para o nosso exemplo, vamos alterar algumas propriedades do rótulo e, ao mesmo tempo, desabilitar o botão após ser clicado. Para isso:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados