Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 10 - Eventos e Listeners

Mais Eventos

Além dos eventos referentes ao mouse vistos anteriormente, você ainda poderá utilizar os seguintes:

Os Eventos mouseDragged e mouseMoved

Esses dois eventos fazem parte do evento mouseMotion. O evento mouseDragged é utilizado para executar uma ação quando o mouse é clicado e arrastado, enquanto que o evento mouseMoved executa uma ação quando o mouse estiver sendo arrastado dentro da aplicação ou em uma área específica, sem a necessidade de nenhum botão ser clicado, apenas e simplesmente arrastado. Como sugestão, você poderia usar esse evento para alterar o cursor quando o mouse fosse passado por uma determinada área.

O Evento mouseWheelMoved

Esse evento faz parte do evento mouseWheel. O evento mouseWheelMoved é utilizado para executar uma ação quando a rodinha do mouse for girada, para frente ou para trás. Você poderia utilizar esse evento para alterar os valores de um controle giratório, por exemplo. Vários componentes suportam esse evento.

Os Eventos focusGained e focusLost

Quando um componente está com o foco, isso quer dizer que ele está ativo, ou seja, está na vez. É como se você estivesse em uma fila de banco e a sua vez de ser atendido chegasse. Nesse caso, diríamos que você está com o foco. Quando um componente recebe o foco, podemos utilizar o evento focusGained para executar qualquer tarefa que quisermos. Por exemplo, se o componente for um campo ou uma área de texto, poderíamos alterar a cor de fundo ou da fonte desse componente. Se for um botão de opção, poderíamos mostrar um rótulo dando mais alguma informação sobre a opção. Por outro lado, se for um check box, poderíamos mostrar um outro componente que estava oculto quando ele for marcado e ocultá-lo novamente quando for desmarcado, e assim por diante, dependendo do tipo de componente que estiver com o foco naquele momento.

Da mesma forma acontece quando o componente perde o foco. Poderíamos utilizar o evento focusLost e criar também outras situações que quisermos. Esses eventos são geralmente utilizados em formulários para validar campos após serem preenchidos. Nesses casos, poderíamos criar janelas de diálogos para informar ao usuário através de uma mensagem quando determinado campo não for preenchido corretamente, ou ativar um botão que se encontrava desabilitado, por exemplo. Você sabe quando um componente está com o foco quando ele fica com uma borda em volta, como os botões e check boxes. Se for um componente no qual seja necessário digitar algum texto, o cursor aparece piscando.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados