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arrow_back Aula 10 - Eventos e Listeners

Autoavaliação

  1. Descreva uma situação em que podemos utilizar o evento mouseDragged.
  2. Desenvolva uma aplicação utilizando apenas um componente Button, de forma que, quando o botão do mouse for pressionado, as dimensões do componente Button sejam alteradas, e quando o botão for liberado, suas dimensões voltem ao tamanho original.
  3. Crie uma aplicação utilizando três componentes Rótulo em qualquer lugar do projeto, de forma que, quando o mouse for movido dentro da área da aplicação, todos os componentes fiquem alinhados horizontalmente e com cores de fundo diferentes. Para desenvolver essa aplicação, utilize o evento mouseMotion e os métodos setLocation e setBackground.
  4. Crie uma aplicação utilizando um componente Rótulo e o evento mouseWheel, de forma que, quando a rodinha do mouse for girada, o componente seja deslocado horizontalmente somente para a direita.
  5. Desenvolva uma aplicação utilizando três componentes Botão de opção e um componente Button, de forma que, quando cada botão de opção perder o foco, o rótulo de cada um seja alterado para outro nome qualquer, e quando o componente JButton for clicado, os rótulos de todos os botões sejam restaurados para os seus nomes originais.
  6. Indique se as alternativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
    1. O evento focusGained é utilizado quando um componente perde o foco.
    2. Os eventos focusGained e focusLost não podem ser utilizados com o mesmo componente.
    3. O evento mouseMotion possui dois outros eventos, o mousePressed e o keyPressed.
    4. Não é possível utilizar os eventos mousePressed e mouseReleased em um mesmo componente.
    5. O evento mouseReleased faz o mesmo efeito que o evento mouseClicked.
    6. O evento mouseWheelMoved só pode ser utilizado em componentes que possuem barras de rolagem.
  7. Crie uma aplicação utilizando um componente Rótulo e o evento mouseWheel. Na propriedade text do Rótulo, informe o valor zero (0). A aplicação deverá funcionar da seguinte forma: quando a rodinha do mouse for girada para a frente, o valor do Rótulo será acrescido de uma unidade, e quando a rodinha for girada para trás, o valor do Rótulo será subtraído de uma unidade.

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