Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 10 - Eventos e Listeners

Como Utilizar os Eventos em uma Aplicação

Nesta aula, veremos alguns eventos utilizados pelo mouse, tais como clicar, arrastar, passar sobre um objeto e fora dele. Veja, no Quadro 2, que eventos estão disponíveis para o mouse:

Evento Descrição
mouseClicked Esse evento ocorre quando o mouse é clicado sobre um componente.
mouseEntered Esse evento ocorre quando o mouse é passado sobre um componente.
mouseExited Esse evento ocorre quando o mouse deixa a área do componente.
mousePressed Esse evento ocorre quando o mouse é pressionado sobre um componente.
mouseReleased Esse evento ocorre quando o mouse é liberado de um componente.
mouseMotion Existem duas opções para esse evento: mouseDragged (quando o botão do mouse é clicado e o mouse é arrastado para outra posição) e mouseMoved (quando o mouse é simplesmente arrastado, sem necessidade de clicar nenhum botão).
mouseWheel Esse evento ocorre quando a rodinha do mouse é girada, ou seja, é movida para qualquer uma das direções. Para utilizar esse evento, você deve usar a opção mouseWheelMoved.
Quadro 2 - Listagem dos eventos aplicados ao mouse
Evento Descrição
keyPressed Esse evento ocorre quando uma tecla é pressionada.
keyReleased Esse evento ocorre quando uma tecla é liberada.
keyTyped Esse evento ocorre quando uma tecla é digitada.
Quadro 3 - Listagem dos eventos aplicados ao teclado

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados