Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 10 - Eventos e Listeners

Apresentação

Nesta aula, você verá um assunto diferente. Trata-se dos eventos e dos escutadores de eventos (listeners) utilizados em Java. Eventos são ações que associamos aos componentes para que os mesmos possam executar alguma tarefa. Por exemplo, clicar o botão do mouse, girar a rodinha do mouse, passar o mouse sobre um objeto, arrastar um componente para outro lugar, utilizar as teclas para dar entrada nas informações, entre outros. Todos os componentes que você conheceu nas aulas anteriores não servem de nada se você não implementar uma ação para eles, ou seja, criar um evento para eles. Você deve se lembrar que nós utilizamos alguns eventos em alguns componentes de aulas anteriores, como o Controle deslizante e o Controle giratório. Entretanto, nesta aula, você conhecerá outros eventos e sua utilização em alguns componentes já conhecidos seus.

Objetivos

Ao final desta aula, você será capaz de:

  • Descrever Eventos e Listeners e aprender como utilizá-los com alguns componentes já conhecidos.
  • Utilizar alguns Eventos do mouse em diversas situações.
  • Aplicar os Eventos Focus e saber o que fazer quando um componente recebe ou perde o foco.
  • Reconhecer o Evento certo no componente certo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados