Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 10 - Acessibilidade e manutenção

Acessibilidade

Recomendação 4– “Robusto: O conteúdo tem de ser robusto o suficiente para poder ser interpretado de forma concisa por diversos agentes do usuário (browsers), incluindo tecnologias assistivas.”

Há uma diretriz que diz: “No conteúdo implementado, utilizando linguagens de marcação, os elementos dispõem de marcas de início e de fim completas, os elementos estão encaixados de acordo com as respectivas especificações, os elementos não contêm atributos duplicados e todos os IDs são exclusivos, exceto quando as especificações permitem essas características (Nível A).”

Essa diretriz está em consonância com a utilização de (X)HTML. Assim, cumprir as regras de (X)HTML e garantir que as páginas sejam bem formadas e que os elementos (X)HTML sejam usados da maneira apropriada (por exemplo, o elemento h1 realmente marca um título de seção de nível 1) é um passo para o cumprimento dessa diretriz.

Deve-se ter atenção para não usar elementos deprecated e, cuidadosamente, escrever conteúdo que leve a tecnologias que não dão suporte à acessibilidade, ou que podem ser ligadas e desligadas tais como javascript e flash.

Agora, você conhece alguns dos critérios para que uma página seja considerada acessível.

Entretanto, para que uma página Web esteja em conformidade com a versão WCAG 2.0, devem ser cumpridos vários outros critérios. Acesse <http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20/#intro-related-docs>. Acesso em: 19 out. 2015 para conhecer todos eles e começar a tomar as providências necessárias para tornar a Web mais acessível.

Existem algumas ferramentas disponíveis para avaliar a acessibilidade de sites, tais como Hera, TAW, DaSilva, CynthiaSays ou wave (Acesso em: 19 out. 2015). Veja nas Figuras 9 e 10 os resultados dados pelas ferramentas wave e DaSilva para o site do Gmail, respectivamente.

No resultado do wave, mostrado na Figura 9, os ícones representam alertas ou erros, que são descritos ao passar o mouse sobre eles.

Exemplo de avaliação realizado pela ferramenta wave Exemplo de avaliação realizado pela ferramenta DaSilva

Que tal testar as páginas que você desenvolveu?

Você pode solicitar ao wave que a avaliação de um arquivo seja realizada, basta escolher o arquivo através do formulário disponível em <http://wave.webaim.org/>.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados