Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 10 - Acessibilidade e manutenção

Acessibilidade

Ter um layout bonito, um texto bem escrito e uma boa navegação não são as únicas características necessárias em um site. Ele também deve ser acessível a todas as pessoas que desejem acessá-lo, inclusive pessoas que possuam algum tipo de necessidade especial. Se algum usuário não conseguir acessar o conteúdo de um site, ele procurará outro e não retornará, pois para ele essa página é inacessível.

Veja, a seguir, o que significa acessibilidade para Web:

“Acessibilidade para Web significa que pessoas portadoras de necessidades especiais sejam capazes de navegar na Web. Mais concretamente, significa uma Web projetada de modo a que essas pessoas possam: perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira efetiva com a Web, bem como criar e contribuir com conteúdos para a Web”

Disponível em: <http://maujor.com/w3c/introwac.html>. Acesso em: 19 out. 2015.

Para começar a entender esse assunto, é necessário conhecer o conjunto de diretrizes de acessibilidade do conteúdo web (WCAG 2.0), definido pela W3C.

Existem as diretrizes de nível A, que são as exigências básicas, as de nível AA e as de nível AAA. Essa é uma lista geral de prioridades e está disponível em:<http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20/>. Acesso em: 19 out. 2015.

Você verá, nesta aula, algumas dicas para tornar seu site acessível. Mas, antes disso, vamos ver um vídeo?

Neste vídeo, você verá alguns exemplos das dificuldades encontradas pelos usuários e algumas formas simples de resolvê-las. Acesse e assista.

<http://www.youtube.com/watch?v=hFI4CuxQjSA>. Acesso em: 19 out. 2015.

Certamente, esse vídeo esclareceu o quão problemático é um site mal projetado, no que diz respeito à acessibilidade, não?!

Para iniciar nosso entendimento sobre acessibilidade, pensaremos em alguém com necessidades visuais acessando um site. Para ele, não será importante se o site tem uma boa aparência, ou se tem cores bonitas, pois ele o perceberá de outra maneira.

Como você viu no vídeo, a maioria dos deficientes visuais utiliza um leitor de tela, ou seja, um programa projetado para ler a página para o usuário. Esse tipo de programa lê o texto do site em voz alta, com base na marcação (X)HTML. Sendo assim, ele informa quando está lendo um link, um cabeçalho (detalhando seu nível) etc. Um dos leitores de telas mais populares é o JAWS.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados