Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 10 - Acessibilidade e manutenção

Acessibilidade

2 – Estabelecer a ordem em que os links devem ser lidos através do atributo tabindex ― Uma segunda opção para ordenar a sequência em que os links serão lidos é usar o atributo tabindex no elemento <a href=”” tabindex=”3”> (ou elementos de um formulário).

Esse atributo fornece a posição na ordem de tabulação dos elementos. Seu valor é preenchido com um número. Por exemplo, se um elemento é marcado com um tabindex de valor “3”, ele virá antes do elemento marcado com o tabindex “4” e depois do elemento marcado com o tabindex “2”.

Assim, se você, por algum motivo, não conseguir organizar a ordem do conteúdo como sugerimos acima, você pode usar o tabindex para definir essa sequência.

Nesse caso, você deve iniciar a marcação com tabindex pelo início da página: cabeçalho, navegação de alto nível, conteúdo principal e assim por diante. Isso permitirá que o usuário tenha acesso inicialmente ao menu principal que regula toda a navegação do site.

Mas, atenção! Aconselhamos que você dê prioridade à primeira opção (ordenar o conteúdo da maneira apropriada), pois ela garante que tanto um leitor de tela quanto a navegação por tab sejam realizados na sequência mais apropriada, enquanto o uso de tabindex só favorece a navegação através de tab.

Além disso, você perceberá que manter a numeração do tabindex é muito mais trabalhoso que tentar organizar a ordem real do conteúdo.

Recomendação 3 – “Compreensível: a informação e a operação da interface de usuário têm de ser compreensíveis”

Uma das diretrizes é que o idioma no qual o site é escrito deve ser determinado programaticamente de forma que as ferramentas possam identificá-lo (Nível A).

Uma forma de fazer isso é usar o atributo lang na tag <html> para indicar em que idioma o site é escrito.

Ao ler essa informação, leitores de tela tal como o JAWS (versão 8.0) conseguem mudar o idioma falado para o idioma definido no atributo lang, automaticamente.

Esse atributo também pode ser usado na tag <span>, caso haja palavras em diferentes idiomas no meio de uma frase. Por exemplo, se a palavra “site” estiver em um site escrito em português, o leitor de tela lerá “site”. Se você marcar essa palavra com <span lang=”en”>...</span>, então será lida como “saite”.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados