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arrow_back Aula 10 - Acessibilidade e manutenção

Acessibilidade

Recomendação 2– “Operável: Os componentes de interface de usuário e a navegação têm de ser operáveis”.

Essa recomendação está associada à facilidade de acessar e navegar no conteúdo.

Uma das diretrizes é que “haja um mecanismo para ignorar blocos de conteúdo que são repetidos em várias páginas Web (Nível A)”.

Assim, uma das formas de implementação é através da adição de um link no topo da página que leve o usuário para o conteúdo principal do site.

Como você viu no vídeo, isso facilita a navegação porque os usuários que utilizam os programas de leitura de tela não precisam escutar referência a todos os links e informações secundárias do topo da página.Eles podem simplesmente acessar direto o link referente ao conteúdo principal.

Esse link pode ser um link visível para todos ou pode ser um link oculto que você pode estilizar com a propriedade de posicionamento, de tal forma que ele não apareça no browser, como no exemplo abaixo, através da propriedade top com valor negativo.

Outro ponto chave é que deve-se garantir a acessibilidade do conteúdo via teclado.

Isso beneficia não apenas deficientes visuais, mas também pessoas com deficiências motoras e pessoas que não têm acesso ao mouse (por exemplo, uma pessoa acessando um site via telefone celular).

De maneira geral, o usuário que usa um leitor de tela, percorre um site de uma das duas formas:

  • Clicando a tecla tab ― nesse caso, ele percorre o site indo de link em link;
  • Clicando as setas para baixo, para cima para ler a linha inteira (ou clicando insert+seta para baixo para que leia-se tudo).

Como a ordem dos elementos lidos é a ordem em que eles estão no (X)HTML e, como vimos, é possível posicionar os elementos à esquerda ou à direita com CSS, então, é possível que o usuário escute o documento não exatamente na mesma ordem em que aparece na tela (a ordem planejada pelo webdesigner).Isso algumas vezes pode levar o usuário a se perder, pois nem tudo que ele escutar estará realmente contextualizado da maneira correta.

Para ordenar o conteúdo de forma significativa e amenizar esse problema, pode-se fazer duas coisas:

1 – Escrever todo o conteúdo na ordem em que realmente deve ser lido ― A primeira coisa a fazer é tentar, o máximo possível, escrever o conteúdo no (X)HTML na ordem em que ele deve ser lido.

Por exemplo, na Aula 8, você aprendeu a usar o elemento div para dividir o documento em várias partes, tais como as mostradas na Figura 8 (parte superior).

Imagine uma situação em que essas seções são escritas no (X)HTML na seguinte ordem: cabeçalho, seção lateral, menu, rodapé e conteúdo. Talvez o autor tenha pensado nessa ordem porque ele concentraria as menores seções juntas e deixaria a maior delas por último, ou por qualquer outro motivo.

Nesse caso, a ordem em que os elementos aparecem na tela é estabelecida somente pelo CSS, e isso é satisfatório para um internauta sem necessidades especiais; mas, para aqueles que usam um leitor de tela ou que usam somente o teclado como meio de interação, será um problema.

Exemplo de ordem do conteúdo no (X)HTML

Por que não escrever o documento com uma sequência que esteja mais de acordo com aquela estilizada pelo CSS?

Veja o segundo exemplo da Figura 8 (parte inferior).Se o usuário usar a tecla tab ou ler a tela através das setinhas, ele navegará no conteúdo em uma sequência mais parecida com a que você deseja que ele perceba o site.

Assim, planeje a ordem do conteúdo do XHTML sem o CSS.Isso te ajudará a posicionar os elementos na ordem em que você quer que alguém navegue no site.

Essa simples mudança da ordem vale não somente para os elementos divs, mas para todos os elementos e pode trazer muitos benefícios para pessoas com necessidades especiais.

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