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Em Watrall e Siarto (2009), são listadas algumas das principais atividades desempenhadas por um webdesigner, descritas a seguir:
Designer de front-end – está relacionado à especificação HTML e CSS, deve-se ter uma noção de programação e, ao mesmo tempo, saber dispor os elementos harmonicamente na tela. Essa atividade consiste em grande parte de elaborar a interface com o usuário.
Redator – está relacionado a desenvolver e escrever o conteúdo, por exemplo, selecionando as melhores palavras para serem usadas nos links e tornando o texto mais enxuto e interessante para os leitores da web.
Designer gráfico – está relacionado à elaboração de um trabalho de arte para construir a metáfora do site, normalmente utiliza ferramentas de edição gráfica e trabalha junto ao designer de front-end para o desenvolvimento do layout.
Arquiteto da informação – está relacionado à elaboração e organização do conteúdo do site, bem como de sua navegação.
Designer da experiência do usuário – está relacionado a elaborar uma interface consistente e útil, além de gerenciar os testes de utilização dessa interface, levando em consideração a usabilidade e acessibilidade.
Programador – está relacionado a escrever códigos para tornar o site dinâmico, ou para tratar formulários, ou mesmo para gerar o conteúdo estático dinamicamente. Além disso, cresce a necessidade de oferecer serviços via web, tais como:venda de produtos, transações bancárias, dentre outros.
Como você pode ver, o leque de oportunidades é grande. E nem sempre você precisa ser especialista em todas essas atividades, pois, em muitas empresas de desenvolvimento, essas atividades são desempenhadas por pessoas diferentes, assim elas podem focar e se aprimorar em um só tipo de trabalho.
No entanto, para um iniciante, é melhor conhecer pelo menos um pouco de cada uma dessas áreas, até mesmo para que se possa escolher a que mais tem afinidade com você. O curso abordou, por alto, alguns assuntos relacionados a essas atividades, tais como layout, navegação, arquitetura da informação, acessibilidade, dentre outros.Mas, para acompanhar a evolução da web, você deve pensar minimamente em mais alguns assuntos. A seguir, são listados alguns deles para que você possa decidir qual assunto irá pesquisar primeiro.
Internacionalização
Internacionalização é um conceito com aplicação em várias áreas. No contexto da web, está relacionado ao acesso de um site por usuários de qualquer parte do mundo, considerando não só a diferença de idioma, mas também de cultura e costumes. Se o desejo é realizar negócios via web, quanto maior o público, melhor para os negócios. Assim, é necessário considerar o novo público-alvo e criar versões do site para cada cultura diferente.Isso englobará adaptações do idioma, fuso horário, formato de números, sistemas métricos, moedas, aspectos legais e até mesmo nas características do layout, tais como ícones, cores e tamanhos dos elementos, pois eles podem ter um impacto diferente em determinadas culturas. Em Disponível em: <http://www.w3.org/International/quicktips/Overview.pt.php>. Acesso em: 19 out. 2015, são listadas algumas dicas para internacionalização de um site.
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