Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução aos Microcontroladores – Parte I

Microcomputador VS Microcontrolador

A Figura 5 sintetiza a organização simplificada de um computador. Caso tenha estudado a arquitetura ou a organização de um computador, em alguma disciplina anterior do curso, deve estar lembrado do trio: CPU, memória e unidade de entrada/saída que compõe um computador.

Se até agora só conceituamos o computador, você deve estar se perguntando: mas o que é um microcomputador e um microcontrolador? O que os diferenciam de um computador? Essas respostas estão nas definições dadas a seguir.

Observação

Um microcomputador é qualquer sistema computacional que possua como CPU um microprocessador.

Ficou na mesma? Calma.

Obsevação

Um microprocessador é qualquer componente que implemente em um único chip os dois blocos funcionais que compõem a unidade central de processamento, ou seja, a unidade de controle e a unidade de processamento.

Ficou claro agora?

Também poderemos chegar ao conceito do que seja um microcontrolador.

Observação

Microcontrolador é qualquer componente que incorpore em um único chip todas as unidades de um microcomputador, ou seja, a CPU, a memória e as portas e periféricos de E/S. Em outras palavras, um microcontrolador é um microcomputador em um único chip.

Daí que surge outra novidade, o DSP (Digital Signal Processor, ou seja, processador digital de sinais).

Um DSP é qualquer microcontrolador que adicione funções avançadas para condicionamento e processamento digital de sinais. O termo DSP é usado também para designar o Processamento Digital de Sinais.

Observação

O Processamento Digital de Sinais é um assunto muito avançado e não iremos nem pensar em lhe repassar mais informações sobre ele, mas, só para atiçar a curiosidade, todos os sinais manipulados por um celular, como os de som e de imagem, são processados digitalmente por um DSP. É pouco ou quer mais?

Conceituamos microprocessadores, microcontroladores e DSPs, mas você deve querer saber também onde aplicar cada um deles não é mesmo? Pois bem, as principais áreas de atuação desses dispositivos estão sintetizadas no Quadro 1.

Tipo de processador Principal área de aplicação
Microprocessadores Microcomputadores de propósitos gerais
Microcontroladores Sistemas embarcados de propósitos específicos
DSPs Sistemas dedicados para processamento digital de sinais
Quadro 1 - Tipos de microprocessadores por principais áreas de atuação

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados