Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução aos Microcontroladores – Parte I

Tecnologias de Projeto

Toda a visão de tecnologias de projeto e de fabricação de circuitos digitais pode ser sintetizada na Figura 7./p>

Um projeto pode ser desenvolvido usando qualquer dessas tecnologias bem como, o que é mais comum, pode ser desenvolvido usando mais de uma delas, ou todas. Pode-se migrar de uma para outra também. Nada é proibitivo

tecnologias de fabricação de circuitos integrados por modalidade de desenvolvimento de projeto

No grupo 2 é que se encontram os microprocessadores, microcontroladores, DSPs, dispositivos de memória RAM (Random Access Memory – memórias de acesso aleatório, nas quais é possível fazer a leitura e a escrita de dados), dispositivos de memória ROM (Read Only memory – memórias apenas de leitura) e chipsets. O termo chipset (conjunto de chipschips) é usado para designar dispositivos que incorporam diversas funcionalidades de transferência de dados ou de entrada e saída de dados, anteriormente à miniaturização dos chips, próprias de vários dispositivos isolados. Daí a designação de conjunto de chips.

Nas placas mãe dos microcomputadores atuais (início de 2012) existem dois chipsets os quais recebem o nome de ponte norte e ponte sul. A ponte sul faz o interfaceamento do microcomputador com periféricos lentos como os acessíveis pelo barramento USB e a ponte norte com periféricos que necessitam de maior velocidade como os de tratamento de vídeo.

Para não nos estender muito nesta aula, a encerraremos por aqui. Na próxima aula voltaremos a tratar sob a organização e a arquitetura de microprocessadores e microcontroladores.

Responda a atividade a seguir e logo depois responda a autoavalição para verificar se realmente você compreendeu todos os objetivos colocados para esta aula foram alcançados.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados