Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Estamos de volta ao segundo caminho e nele permaneceremos até o final do curso. Como dito anteriormente, este caminho envolve o uso de processadores (CIs de muito alta integração – VLSI – Very large Scale Integration ou superior) programáveis por software e usados principalmente no projeto de computadores digitais.
Cabe agora fazer uma pergunta básica:
Para você o que é um computador? Responda antes de seguir seu estudo.
Um dos autores referenciados, o William Stallings, caracteriza em seu livro “Arquitetura e Organização de Computadores” que: “Um computador pode ser visto como um sistema formado por um conjunto estruturado de componentes e a sua função pode ser compreendida em termos das funções desses componentes.”
Parece uma caracterização confusa não é? Mas, para mim, é a melhor resposta para a pergunta que lhe fiz sobre o que é um computador.
Para caracterizar um sistema como um computador, basta que sejam bem definidas as funções desejadas de um sistema que se comporte como tal. Quais são, então, as funções básicas de um computador?
São quatro:
Como você pode ver, agora parece simples a definição dada por William Stallings. Se não, vejamos: um computador é qualquer sistema que possua blocos funcionais capazes de promover o acesso a uma informação, de transferir essa informação entre os blocos que o compõem, de processar essa informação e de armazenar a informação antes e após o seu processamento.
Vamos associar agora o que foi dito sobre os blocos constitutivos de um computador com sua organização simplificada, mostrada através das figuras 4 e 5. Tudo que está delineado pela linha amarela, na Figura 4, ou dentro do círculo, na Figura 5, é o que denominamos de computador.
Pode-se observar a presença, fora do tracejado amarelo na Figura 4, de um bloco descrito como sendo as fontes e destinos dos dados e que, também nas figuras 4 e 5, são caracterizados como sendo periféricos ou linhas de transmissão através dos quais o usuário ou operador se comunica com o computador.
No interior do tracejado amarelo temos, em sequencia:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados