Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Muitas empresas disponibilizam kits de desenvolvimento para projetos com microcontroladores bem como ambientes de programação que facilitam nossa vida. A Microchip fabricante dos PICs é uma delas.
Veja na Figura 6 os kits de desenvolvimento PICkit 2 e PICkit 3 para projetos com microcontroladores da Microchip. O PICkit 3 será um dos kits usados em nossas aulas práticas.
Nosso trabalho será apenas de escrever softwares aplicativos, testar suas funcionalidades, gravar e esperar que funcionem. Se bem escritos, sempre funcionam.
O ambiente de desenvolvimento de software fornecido pela Microchip se chama MPLAB® IDE (IDE é a abreviatura de Integrated Development Environment). As linguagens de programação usadas para desenvolvimentos de aplicativos no MPLAB IDE são o assembly ou o C. Caso queira já ir se antecipando, na internet, existem muitos sites com informações básicas sobre a linguagem assembly e C para PICs. Para ter acesso a essas informações, faça uma pesquisa no Google com as palavras chaves assembly ou C, PIC 16F ou 18F.
Você aprendeu a projetar em linguagem C? Sim?
Ótimo, esta poderá ser sua linguagem de programação para desenvolvimento de projetos com microcontroladores.
Não? Não se apavore.
Iniciaremos programando com assembly, depois passaremos a programar com C e você terá todas as dicas necessárias para desenvolver seus aplicativos nessas duas linguagens, ou seja, a que está mais próxima do microprocessador, que é o assembly, e a outra que é de mais alto nível, que é o C.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados