Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 05 - Componentes utilizados em acionamentos dos atuadores elétricos

1. Componentes utilizados para comandos elétricos - (cont.)

1.3 Contator

Este dispositivo de manobra eletromecânico tem uma única posição de repouso e é acionado por um circuito de comando, sendo capaz de conduzir e interromper correntes, sob condições normais do circuito, ou sob condições de sobrecarga previstas.

O contator é um aparelho elétrico que, uma vez acionado, conecta a rede elétrica com o motor, intervém em toda a sua instalação para a partida, comando e frenagem, podendo ser comandado por botoeira, fim-de-curso, chave-boia, pressostato, termostato, etc.

Para aplicação em motores, sua seleção implica em atender algumas características como a potência do motor, a corrente que circulará por seus contatos, a tensão aplicada à bobina, as inversões de rotação, o ambiente de trabalho, etc.

Apresenta também diversas vantagens, como ligação a qualquer distância, elevado número de ligações, vida mecânica elevada, pequeno espaço para montagem, garantia de contato imediato, e todas essas vantagens fazem do contator um equipamento muito utilizado em acionamentos de motores.

Contador de potência

1.3.1 Partes de um contator

Os contatores são divididos em dois grupos: os de força, que são utilizados para fazer a ligação da rede elétrica com o motor, geralmente de potências maiores, e os de comandos, que servem para auxiliar na lógica do comando, sendo estes de pequenas potências. Os dois tipos de contatores são formados pelas seguintes partes: contatos principais, auxiliares, circuito eletromagnético, sistema de sopro e estrutura do componente.

1.3.1.1 Contatos principais

Os contatos principais de um contator têm como finalidade permitir a passagem de corrente da fonte de alimentação até a carga. Existem também os contatos auxiliares, que assim como os principais, são constituídos de duas lâminas, sendo que uma é fixada na estrutura do contator e a outra lâmina na parte que se move, vinculada à ação do circuito magnético da bobina.

Estas lâminas têm em um dos extremos contatos feitos da liga de: prata-cádmio, prata-paládio ou prata-níquel. Esta última é constituída de propriedades importantes como: elevada resistência elétrica e mecânica ao desgaste, à corrosão e à oxidação.

1.3.1.2 Contatos auxiliares

Estes contatos são utilizados no circuito de comando e sinalização possibilitando atender a lógica programada para as chaves de partidas. Os contatos auxiliares podem ser normalmente abertos NA (contatos fechadores) ou normalmente fechados NF (contatos abridores). Estas ações são observadas quando o contator estiver em repouso, ou seja, com sua bobina desenergizada.

De um modo geral eles dão passagem a pequenas correntes, por isso não necessitam ter grandes capacidades de corrente pelos contatos, podendo ser incorporado ao contator através de um bloco de contatos auxiliares, como podemos ver na Figura 07.

Bloco de contatos auxiliares

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados