Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
Na parte frontal do relé existe um botão de reset, como pode ser visto na Figura 15. Esse botão tem mais funções incorporadas que pode ser ajustado com uma chave tipo Philips.
Caso o botão do reset seja colocado na posição (A) se acontecer alguma anomalia e o relé desarmar, logo que ocorrer o resfriamento do bimetálico o relé irá armar automaticamente.
Se o botão for posicionado na condição de (AUTO) o relé irá permitir fazer a mesma função descrita em (A), mas vai permitir também que se possa fazer um teste de atuação do relé.
Na posição HAND será habilitada a função de rearme manual do relé através do botão Reset de teste. Por fim, se posicionar em (H) o relé terá apenas a condição de ser rearmado manualmente. Porém, o rearme só será possível depois que é transcorrido algum tempo após o acontecimento do disparo.
Os relés de sobrecarga RW necessitam de um determinado tempo para o resfriamento dos bimetálicos após o disparo. Somente após este tempo é que o relé poderá ser rearmado. Este intervalo de tempo é uma função da curva de disparo e da intensidade da corrente de disparo.
A curva característica de disparo é a relação entre tempo e corrente de desarme. Os limites da corrente de disparo, nos relés de sobrecarga bimetálicos RW para cargas trifásicas simétricas se situam entre 105% e 120% da corrente de ajuste.
A curva característica de disparo de um relé de sobrecarga RW é válida quando as três fases estiverem sob a mesma intensidade de corrente. Se ocorrer uma falta de fase, o tempo de desarme será mais longo ou um valor maior de corrente será necessário para que o mecanismo dispare.
Este valor maior de corrente necessário pode resultar em um dano à carga se permanecer durante muito tempo. Para evitar isso, os relés de proteção contra sobrecarga RW são equipados com um sensor de falta de fase, que acelera a atuação das duas fases ativas sobre o mecanismo de disparo, mantendo as características da curva de disparo adequada.
A figura com a curva a seguir mostra valores médios da faixa de tolerância, com temperatura ambiente de 20 ºC partindo do estado frio. Ela mostra o tempo de disparo em relação à corrente nominal. Para uma temperatura de operação diferente, o tempo de disparo do relé térmico reduz-se para aproximadamente 25% do apresentado. A Figura 16 apresenta a curva de disparo de um relé.
Os relés térmicos são equipados normalmente com dois contatos auxiliares (NA – 97,98 e NF – 95,96) que são utilizados na linha de comando. A representação simbólica do relé e dos contatos pode ser visto na Figura 17.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados