Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 05 - Componentes utilizados em acionamentos dos atuadores elétricos

1. Componentes utilizados para comandos elétricos - (cont.)

No tocante a expectativa de vida mecânica, os contatores podem ter de 10 * 106 a 30 * 106 manobras. Já a expectativa de vida elétrica está relacionada com a corrente de desligamento. Por exemplo, nos contatores WEG, cuja categoria de emprego seja AC3, aplicados numa tensão inferior a 440 Vca, nos modelos CWB9 e CWB12 tem sua expectativa de vida elétrica na ordem de 2 * 106, conforme podemos observar no gráfico da Figura 11.

Gráfico da expectativa de vida dos contatores WEG

O tipo de carga a ser acionado pelo contator é associada a categoria de emprego. Esta categoria caracteriza o tipo de utilização dos contatores conforme a carga e condições de serviço. Dessa forma A norma IEC 60947-4.1 apresenta a seguinte classificação para os contatores em CA (AC1, AC2, AC3... AC15) e para corrente contínua a IEC 947-4.1 estabelece a seguinte classificação (DC1, DC2, DC3 e DC5).

Assim, mostraremos a descrição de quatro das principais categorias para corrente alternada e também quatro categorias para corrente contínua, que são:

AC1 Cargas fracamente indutivas ou não indutivas (ex. fornos a resistência);
AC2 Partida de motores de anéis com frenagem por contracorrente;
AC3 Partida de motores de indução tipo gaiola, com funcionamento normal (bombas, ventiladores, etc.);
AC4 Partida de motores de indução tipo gaiola, com manobras intermitentes, frenagem por contracorrente e reversão.
AC6b Para manobra de capacitores de acordo com as normas IEC 60947-1, proporcionam a melhor solução para o chaveamento de cargas puramente capacitivas, utilizadas para correção do fator de potência.
DC1 Os contatores desta categoria se destinam a operar aparelhos em tensão contínua pouco indutiva, ou suavemente indutiva, fornos resistivos;
DC2 Neste caso os contatores se destinam a operar aparelhos em tensão contínua e podem ser aplicados para partida, frenagem contracorrente bem como acionamento por impulsos de motores shunt; a constante de tempo deve ser inferior ou no máximo igual a 2 ms. Condição para os contatores: No desligamento o contator deve ser capaz de interromper a corrente de 2,5 vezes a corrente nominal sob a tensão nominal e no ligamento, estabelece a mesma corrente;
DC3 motores shunt: partida, inversão de fases e funcionamento por pulsos. Freios dinâmicos de motores de C.C;
DC5 Os contatores desta classe são aplicados na partida, frenagem contracorrente e acionamento por pulsos de motores CC série com constante de tempo ≤ 7,5 ms. O contator deve ser capaz de estabelecer um pico de corrente com valor igual a 2,5 vezes corrente nominal e interromper a mesma corrente sob uma tensão que pode chegar a ser igual à da rede.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados