Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 05 - Componentes utilizados em acionamentos dos atuadores elétricos

1. Componentes utilizados para comandos elétricos - (cont.)

1.2 Fusível

O fusível é um dispositivo de proteção destinado a interromper as correntes de curtos-circuitos e correntes de sobre carga através da fusão do elo-fusível. Existem vários tipos de fusíveis no mercado que variam de acordo com a sua aplicação, característica de funcionamento e tamanhos. Eles são divididos em duas classes, os de ação ultrarrápidos, utilizados na proteção de semicondutores, e de ação retardada usado na proteção das demais cargas.

Para proteção das cargas indutivas e dos painéis de acionamento dos motores são usados dois tipos: os Diazeds e NH. O primeiro citado é limitado pela sua capacidade de interromper as correntes de curto-circuito com valores que podem alcançar no máximo 63 A. Este modelo pode ser visto na Figura 02.

Figura 02 - Fusível Diazed
Fusível Diazed
Fonte: Adaptado da LOJA ELÉTRICA. Disponível em: http://www.lojaeletrica.com.br/images/product/83283160112152809_zo.jpg. Acesso em: 03 nov. 2017.

O segundo modelo de fusível é o denominado de NH, visto na Figura 03. Este modelo apresenta valores de correntes de 20 à 1000 A. Suas características de montagem diferem dos Diazeds, porque sua fixação é feita por encaixe na base, enquanto os Diazeds são roscados na base. O fusível NH é dividido em categorias por tamanho e respectivas correntes, por exemplo, o modelo NH 00, tem a corrente até 160 A,o modelo NH 1, vai até 250 A, o modelo 2 vai até 400A e o 3 até 1000 A.

Figura 03 - Fusíveis NH com a base de fixação
Fusíveis NH com a base de fixação
Fonte: Adaptado de ERG ELETROMOTORES. Disponível em: http://www.ergmotoreseletricos.com.br/img/fusivel-nh.jpg. Acesso em: 10 out. 2017.

A atuação desse dispositivo acontece quando a passagem da corrente de curto-circuito através do elo fusível o aqueça ao ponto de provocar sua ruptura.

Os fusíveis classe aR (ultrarrápidos), de acordo com a norma IEC 60269, têm como característica baixos valores de I²t (quantidade de energia necessária para aquecer e fundir o elo fusível) e se aplicam a proteção contra curto-circuito de circuitos com semicondutores. Devido a isto, eles não devem ser aplicados em situações de pequenas sobrecargas, pois, nestas condições, pode ocorrer sobrecarga térmica sobre o fusível causando a sua atuação indevida e redução da sua capacidade de interrupção.

Em curto-circuito ou sobrecarga, o elemento fusível funde-se, abrindo o circuito elétrico e interrompendo a passagem de corrente. Durante o curto-circuito, haverá uma limitação da corrente de curto circuito presumida conforme a Figura 04.

Figura 04 - Curva de fusão do elo fusível
Curva de fusão do elo fusível
Fonte: Adaptado de WEG S.A. (2016a).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados