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As chaves utilizadas para ligar os motores elétricos apresentam na sua maioria uma grande quantidade de componentes, tais como: contatores, botões, relés temporizados, relés térmicos, relés de proteção, disjuntores e fusíveis.
Estes componentes que fazem parte das chaves são necessários para promover a ação de ligar e de desligar os motores e de permitirem a sua proteção quando os mesmos estiverem operando fora das suas condições nominais da carga e das variações dos níveis de tensões da rede elétrica.
Esses dispositivos de controle são, nos casos mais simples, interruptores, também chamados de chaves manuais para motores de pequenas potências. Já para motores com potência elevadas, são usados componentes mais sofisticados para os comandos elétricos automáticos, e muitas vezes auxiliados por CLP - Controladores Lógicos Programáveis.
Os comandos elétricos permitem um controle sobre o funcionamento das máquinas, evitando, ao mesmo tempo, manejo inadequado pelo usuário e, além disso, dispõem de mecanismos de proteção para a máquina e para o usuário. Permitem também o controle remoto dos motores, com o acionamento deles a distância.
Dentre a gama de componentes utilizadas para comandar ações de proteção dos motores temos:
Este componente a ser estudado é um dispositivo de proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais de operação de um circuito, bem como estabelecer, conduzir e interromper automaticamente correntes em condições anormais, de forma a, dentro das condições especificadas, limitar a ocorrência desta grandeza em módulo e tempo de duração.
Em alguns casos, quando os disjuntores apresentam um elemento térmico, eles podem se destinar a proteção contra as correntes de sobrecarga. A imagem de um disjuntor pode ser vista na Figura 01.
A operação dos disjuntores ocorre na presença do aumento da corrente. Estas correntes são divididas em duas categorias: a de sobrecarga, que podem atingir até 45% da corrente nominal do disjuntor, e as correntes de curtos-circuitos, que apresentam valores acima de 45 % podendo atingir até 10.000 vezes a corrente nominal do disjuntor.
As correntes de sobrecarga podem ser causadas por uma súbita elevação na carga mecânica a qual o motor está ligado, ou mesmo pelo fato de se operar o motor em ambientes fabris, onde a temperatura se encontra acima de 40º, provocando aquecimento interno no motor, o que o faz perder rendimento e, como consequência, um aumento na sua corrente.
A vantagem de se utilizar os disjuntores é que estes permitem a religação do sistema após a ocorrência de anomalias da corrente, enquanto os fusíveis, que são outro tipo de componentes também utilizados para proteção das correntes, devem ser substituídos antes de uma nova operação.
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