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arrow_back Aula 02 - Máquinas Elétricas: Máquinas de Corrente Contínua

Motor paralelo (shunt)

Os reostatos são resistências variáveis, ou seja, são barreiras variáveis que dificultam a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito, o qual é responsável por conduzir eletricidade.

A representação do motor através de um circuito equivalente alimentado de forma paralela pode ser vista na Figura 13.

Representação do circuito equivalente do motor CC alimentado em paralelo.

Onde:

$V$ – tensão da fonte (V),

$E$ – tensão na armadura (força eletromotriz) (V),

$I$ – corrente total (A),

$I_a$ – corrente da armadura (A),

$R_a$ – resistência da armadura ($\Omega$),

$I_f$ – corrente da excitação (A),

$R_f$ – resistência da excitação ($\Omega$),

$L_f$ – indutância da excitação (Hr),

$\phi$ – fluxo magnético da excitação (Wb).


3.1.2 Motor série

Nesse modo de ligação o enrolamento de excitação está ligado em série com o enrolamento da armadura e alimentado pela mesma fonte de tensão dela. Nesse caso, existem dois enrolamentos com diferentes seções e números de espiras ligadas em série. Podemos deduzir, então, que o campo criado na excitação dependerá da mesma corrente aplicada ao enrolamento da armadura.

  • Se o motor é ligado sem carga, temos um campo magnético na excitação, o qual depende da corrente absorvida da armadura.
  • Se essa corrente é baixa, o campo magnético induz uma baixa fcem na armadura e a velocidade aumenta consideravelmente em razão da corrente e da fem da armadura.
  • Se, ao contrário, aplicarmos uma carga ao eixo do motor, a corrente de armadura e o campo na excitação aumentarão, fazendo com que a velocidade diminua consideravelmente.

Comparando o motor shunt (paralelo) e o motor série, podemos observar que este último tem excelente torque de partida, mas uma péssima regulação da velocidade, pois todo aumento de carga resulta no aumento da corrente e, consequente, em queda de velocidade. Isso é esperado, já que os enrolamentos estão em série, como vistos na Figura 14.

Esquema de ligação de um motor CC série

Se aumentarmos a corrente na armadura, o comportamento do campo nesses enrolamentos será extremamente afetado. Quanto maior for a corrente, menor será a velocidade, devido à existência de uma fcem mais atuante. A velocidade no motor série está intrinsicamente relacionada à corrente sob a armadura, por isso é recomendável que não se ligue esse motor sem a carga. Caso o seu torque esteja elevado e em vazio, ocorrerá um aumento exagerado da velocidade, o que poderá provocar a destruição da máquina.

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