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Os reostatos são resistências variáveis, ou seja, são barreiras variáveis que dificultam a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito, o qual é responsável por conduzir eletricidade.
A representação do motor através de um circuito equivalente alimentado de forma paralela pode ser vista na Figura 13.
Onde:
$V$ – tensão da fonte (V),
$E$ – tensão na armadura (força eletromotriz) (V),
$I$ – corrente total (A),
$I_a$ – corrente da armadura (A),
$R_a$ – resistência da armadura ($\Omega$),
$I_f$ – corrente da excitação (A),
$R_f$ – resistência da excitação ($\Omega$),
$L_f$ – indutância da excitação (Hr),
$\phi$ – fluxo magnético da excitação (Wb).
Nesse modo de ligação o enrolamento de excitação está ligado em série com o enrolamento da armadura e alimentado pela mesma fonte de tensão dela. Nesse caso, existem dois enrolamentos com diferentes seções e números de espiras ligadas em série. Podemos deduzir, então, que o campo criado na excitação dependerá da mesma corrente aplicada ao enrolamento da armadura.
Comparando o motor shunt (paralelo) e o motor série, podemos observar que este último tem excelente torque de partida, mas uma péssima regulação da velocidade, pois todo aumento de carga resulta no aumento da corrente e, consequente, em queda de velocidade. Isso é esperado, já que os enrolamentos estão em série, como vistos na Figura 14.
Se aumentarmos a corrente na armadura, o comportamento do campo nesses enrolamentos será extremamente afetado. Quanto maior for a corrente, menor será a velocidade, devido à existência de uma fcem mais atuante. A velocidade no motor série está intrinsicamente relacionada à corrente sob a armadura, por isso é recomendável que não se ligue esse motor sem a carga. Caso o seu torque esteja elevado e em vazio, ocorrerá um aumento exagerado da velocidade, o que poderá provocar a destruição da máquina.
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