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As mesmas recomendações do motor série deverão ser adotadas para esse tipo de motor, para garantir a segurança das pessoas que estão executando os ensaios e da máquina.
A ligação deverá ser executada conforme o esquema elétrico da Figura 30. Lembre-se que a fonte de tensão deverá estar inicialmente desligada, o dinamômetro acoplado ao eixo do motor e ajustado para carga zero, e um reostato em série será adicionado com o enrolamento shunt e regulado inicialmente na resistência zero, de forma que não interfira no circuito.
1º Passo – Ligue a fonte e ajuste lentamente a tensão para 120 Vcc. Observe se o eixo do motor estará girando no sentido correto, caso não esteja, deligue a fonte e inverta a ligação na bobina shunt.
2º Passo – Após a aplicação da tensão, faça a leitura no amperímetro e no voltímetro e meça a rotação no motor com um tacômetro. Ajuste lentamente o reostato para que se obtenha uma rotação aproximada de 1.800 RPM indicada no tacômetro.
3º Passo – Depois de ter executado o passo anterior, repita a mesma ação alterando o dinamômetro para valores intermediários entre 0 (N.m.), 0,35 (N.m), 0,7 (N.m), 1,0 (N.m) e 1,4 (N.m), e construa uma tabela com os valores anotados. Essa tabela deverá ter os valores próximos aos da Tabela 2.
Tabela 2 - Valores de corrente, de tensão e de velocidade com carga variávelU (volts) | Torque (N.m) | I (ampères) | Velocidade (RPM) |
120 | 0 | 0,35 | 1800 |
120 | 0,35 | 1,05 | 1725 |
120 | 0,7 | 1,7 | 1664 |
120 | 1 | 2,35 | 1622 |
120 | 1,4 | 2,95 | 1585 |
Após coletar os dados, desligue a fonte e construa um gráfico com os valores coletados, no qual o eixo (Y) corresponderá à velocidade e o (X), ao torque. O gráfico pode ser visto na Figura 31.
A construção do gráfico permitiu concluir que, ao ajustar o dinamômetro para o valor de 1,0 (N.m), a regulação de velocidade do motor shunt pode ser feita com a seguinte equação:
$$ \% reg. = \frac{n(RPM) \, sem \, carga \, - \, n \, (RPM) \, com \, carga \, total}{n(RPM) \, com \, carga \, total} \cdot 100 $$$\% reg.= 10,9 \%$.
Assim, podemos perceber que a velocidade, quando o motor está submetido à plena carga, sofreu uma variação próxima de 10 % de sua velocidade nominal. Para o motor sem carga, por sua vez, a velocidade não ultrapassou a nominal.
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