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arrow_back Aula 02 - Máquinas Elétricas: Máquinas de Corrente Contínua

4.4 Procedimento do motor compound

Os procedimentos relativos ao motor compound serão apresentados em quatro passos, para os quais serão mantidas as mesmas recomendações explicadas para os motores anteriores, a fim de evitar acidentes. A conexão do motor compound é mostrada na Figura 32.

Esquema elétrico do motor <span class='italico'>compoud</span>

1º Passo – Para medir o torque e a velocidade na ponta do eixo do motor, serão necessários um dinamômetro e um tacômetro. Mantenha, inicialmente, a fonte desligada e o reostato na posição zero para não interferir no circuito. Como teremos de ligar o motor sempre com carga, precisamos utilizar acoplado a seu eixo um dinamômetro que, a princípio, deverá ser ajustado para o torque zero.

2º Passo - Aumente gradualmente a tensão da fonte cc. Observe inicialmente o sentido de rotação do eixo do motor para que esteja no mesmo sentido do dinamômetro. Caso não esteja, desligue a fonte, inverta a ligação no enrolamento série e volte a ligar a fonte para confirmar o sentido da rotação.

3º Passo - Ligue a fonte cc, ajuste a tensão aplicada lentamente para 120 Vcc. Verifique se a rotação do motor está muito alta (não deve ultrapassar a nominal do motor). Se estiver muito alta, temos a ligação Compound diferencial. Desligue a fonte, inverta a ligação do shunt, passando para cumulativo, e ligue a fonte novamente ajustando-a lentamente para 120 V.

4º Passo - Observe que os valores indicados no amperímetro e no voltímetro não devem exceder os valores nominais. Meça a rotação no motor com um tacômetro e ajuste lentamente o reostato para que obtenha uma rotação aproximada de 1.800 RPM indicada no tacômetro.

Registre os valores de corrente, tensão e velocidade para a situação de carga demonstrada na Tabela 3. Repita esse registro para outros valores de carga indicados na tabela. Para isso, ajuste no dinamômetro a carga aplicada ao motor, leia a corrente, a tensão e a velocidade e registre.

Tabela 3 - Tensão, torque e velocidade
U (volts) Torque (N.m) I (ampères) Velocidade (RPM)
120 0 0,35 1800
120 0,35 0,95 1510
120 0,7 1,42 1400
120 1 1,79 1300
120 1,4 2,2 1210
Fonte:
Extraído do livro Máquinas elétricas - Teoria e ensaio, de Geraldo Carvalho

Após coletar os dados, desligue a fonte e construa um gráfico com os valores coletados, no qual o eixo (Y) corresponde à velocidade e o (X), ao torque. O gráfico pode ser visto na Figura 33.

Curva de velocidade em função do torque

A construção do gráfico permitiu concluir que, ao ajustar o dinamômetro para o valor de 1,0 (N.m), a regulação de velocidade do motor shunt pode ser feita com a seguinte equação:

$$ \% reg. = \frac{n(RPM) \, sem \, carga \, - \, n \, (RPM) \, com \, carga \, total}{n(RPM) \, com \, carga \, total} \cdot 100 $$

$\% reg.= 38 \%$.

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