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Os procedimentos relativos ao motor compound serão apresentados em quatro passos, para os quais serão mantidas as mesmas recomendações explicadas para os motores anteriores, a fim de evitar acidentes. A conexão do motor compound é mostrada na Figura 32.
1º Passo – Para medir o torque e a velocidade na ponta do eixo do motor, serão necessários um dinamômetro e um tacômetro. Mantenha, inicialmente, a fonte desligada e o reostato na posição zero para não interferir no circuito. Como teremos de ligar o motor sempre com carga, precisamos utilizar acoplado a seu eixo um dinamômetro que, a princípio, deverá ser ajustado para o torque zero.
2º Passo - Aumente gradualmente a tensão da fonte cc. Observe inicialmente o sentido de rotação do eixo do motor para que esteja no mesmo sentido do dinamômetro. Caso não esteja, desligue a fonte, inverta a ligação no enrolamento série e volte a ligar a fonte para confirmar o sentido da rotação.
3º Passo - Ligue a fonte cc, ajuste a tensão aplicada lentamente para 120 Vcc. Verifique se a rotação do motor está muito alta (não deve ultrapassar a nominal do motor). Se estiver muito alta, temos a ligação Compound diferencial. Desligue a fonte, inverta a ligação do shunt, passando para cumulativo, e ligue a fonte novamente ajustando-a lentamente para 120 V.
4º Passo - Observe que os valores indicados no amperímetro e no voltímetro não devem exceder os valores nominais. Meça a rotação no motor com um tacômetro e ajuste lentamente o reostato para que obtenha uma rotação aproximada de 1.800 RPM indicada no tacômetro.
Registre os valores de corrente, tensão e velocidade para a situação de carga demonstrada na Tabela 3. Repita esse registro para outros valores de carga indicados na tabela. Para isso, ajuste no dinamômetro a carga aplicada ao motor, leia a corrente, a tensão e a velocidade e registre.
Tabela 3 - Tensão, torque e velocidadeU (volts) | Torque (N.m) | I (ampères) | Velocidade (RPM) |
120 | 0 | 0,35 | 1800 |
120 | 0,35 | 0,95 | 1510 |
120 | 0,7 | 1,42 | 1400 |
120 | 1 | 1,79 | 1300 |
120 | 1,4 | 2,2 | 1210 |
Após coletar os dados, desligue a fonte e construa um gráfico com os valores coletados, no qual o eixo (Y) corresponde à velocidade e o (X), ao torque. O gráfico pode ser visto na Figura 33.
A construção do gráfico permitiu concluir que, ao ajustar o dinamômetro para o valor de 1,0 (N.m), a regulação de velocidade do motor shunt pode ser feita com a seguinte equação:
$$ \% reg. = \frac{n(RPM) \, sem \, carga \, - \, n \, (RPM) \, com \, carga \, total}{n(RPM) \, com \, carga \, total} \cdot 100 $$$\% reg.= 38 \%$.
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