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A ligação de um motor CC depende do conhecimento que ele possui sobre a carga a ser acionada e da sua própria constituição. Como visto na Figura 12, a bobina da armadura está numerada como (1) e (2) e identificada por A e B. Já as bobinas do estator estão numeradas como (5) e (6) e identificadas por C e D para o shunt, e como (3) e (4) identificadas por E e F para a série.
Para evitar acidentes e prejuízos desnecessários, estudaremos as formas de ligação do motor de corrente contínua e suas aplicações, pois uma ligação inadequada dos terminais do motor poderá levá-lo a não funcionar adequadamente ou até provocar avaria nos mancais.
São três os modos de ligação: PARALELO (SHUNT), SÉRIE e SÉRIE / PARALELO (COMPOUND).
Nesse tipo de ligação a alimentação da bobina do estator, também chamada de excitação, é feita de forma paralela com a bobina da armadura pela mesma fonte de tensão. Normalmente a armadura é constituída por fios de maior seção e menor número de espiras do que as existentes na bobina do estator, dessa forma, ela consome mais corrente. Essa corrente é responsável pelo torque desenvolvido no motor.
Como os enrolamentos da armadura e do shunt são alimentados pela mesma fonte, se a tensão for mantida constante a velocidade do motor permanecerá também constante quando ele estiver sem carga. Porém, se aplicarmos carga ao motor, haverá uma pequena perda de velocidade em virtude da resistência da armadura, além de um aumento do aquecimento.
A temperatura aumenta devido ao esforço mecânico imposto na ponta do eixo do motor e pela diminuição da força contra-eletromotriz, ocorrida com a perda da velocidade da bobina. Diante disso, a corrente no enrolamento da armadura irá aumentar para poder compensar o torque.
Contudo, para aumentar a velocidade, é necessário diminuir o fluxo magnético na excitação. Essa diminuição é possível quando se coloca um reostato em série com a bobina do enrolamento shunt para reduzir a corrente que circula por ela. Dessa forma, o fluxo magnético será diminuído e, então, o motor aumentará sua velocidade. Porém, deve-se ter o cuidado de não abrir o circuito do shunt, pois o motor perderá o fluxo e a fcem, o que pode fazê-lo atingir velocidades perigosas para a máquina.
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